Sociedade civil e representantes de governo debatem direitos das pessoas com deficiência no Brasil (17-19/11)
Mantenha-se informado via Twitter. @lecaleidoscopio
RIADIS e Conectas organizam encontro que reunirá pessoas com deficiência e o setor governo. Leandra Certeza, colaboradora da Inclusive, documentará o evento.
De acordo com o Censo de 2000, 24,5 milhões de brasileiros (14,5% da população nacional) têm alguma deficiência. Desse total, quase 30% é miserável e têm escolaridade inferior a um ano1. Infelizmente, no Brasil, deficiência e desigualdade caminham juntos.
Diante dessa realidade, RIADIS (Rede Latino-Americana de Organizações não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias) e Conectas Direitos Humanos organizam o encontro “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil” entre os dias 17 e 19 de novembro, em São Paulo.
Um dos objetivos do evento é fortalecer o trabalho entre diversos setores da sociedade pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) da ONU, dando os primeiros passos para a formulação de leis e políticas públicas específicas.
No encontro, representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos da ONU e governo brasileiro terão a oportunidade de debater os avanços, desafios e a participação da sociedade civil e do Estado no processo de aplicação das recomendações da CDPD nos últimos anos.
1. Dados da pesquisa Relatos da Deficiência no Brasil , realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria coma Fundação Banco do Brasil (2003)
Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil
17 a 19 de novembro de 2010
Hotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71 – Centro, São Paulo.
Clique aqui para conferir a programação do evento.
Abaixo os textos que Leandra escreveu sobre os encontros anteriores:
- Deficiência é pouco abordada em Colóquio Internacional de Direitos Humanos
- Olhar sentinela: a pessoa com deficiência nas metas de desenvolvimento do milênio
- Informe Alternativo do Brasil – “Da invisibilidade à transparência” – A Inclusão da Deficiência nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU:
Parte 1: http://www.saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=17383
Parte 2: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=17420
Parte 3: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=17454 - A jornalista peruana Maria Esther participou do VI Colóquio Internacional de Direitos Humanos e foi responsável pela oficina: “Trabalhando em rede contra a discriminação na América Latina – a experiência da rede DiálogoDH”: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=13837
_________________________
Fonte: Conectas/Caleidoscópio
Deixe uma resposta