Direção: Roberto T. Oliveira e João Wainer
Trilha Sonora: DJ ZeGon (Zé Gonzalez) e Daniel Ganja Man (Coletivo Instituto)

“O mundo é diferente da ponte pra cá”! Quem nunca ouviu essa frase proclamada pelo líder dos Racionais MC’s, Mano Brown? Com certeza, quem curte rap conhece a frase, mas só quem já circulou pelas ruas da zona sul de São Paulo entende na íntegra o sentido dessa expressão.

Essa separação não é mito, ela existe na prática, desde o processo de urbanização os pobres que eram em sua grande maioria ex-escravos recém “libertos”, foram excluídos, e obrigados a se contentarem em viver as margens da sociedade capitalista que estava se formando.

Até os dias atuais a situação não mudou, basta observar a Marginal Pinheiros, que de um lado têm bairros ricos e do outro lado da ponte tem a favela.

Essa desigualdade existente na Zona Sul de São Paulo foi abordada no documentário A Ponte 2006, que tem a participação de grandes representantes dessa comunidade, como Mano Brown e Ferréz.

Destaque também para algumas iniciativas que são realizadas na Zona Sul, entre elas a Casa do Zezinho, que é uma associação educacional que trabalha o desenvolvimento das crianças e jovens da comunidade.

O documentário “A Ponte 2006” retrata a realidade da quebrada, mas o mais importante é que aponta alternativas.

Vale à pena conferir e conhecer a Zona Sul de São Paulo.

______________________

Fonte: Portal RAP Nacional