Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) designa funcionário para receber demandas específicas desse segmento da população, informar sobre direitos e agilizar o atendimento. Projeto piloto já funciona na Subprefeitura da Lapa.

Na Praça de Atendimento da Subprefeitura da Lapa, funcionário é designado para realizar o primeiro atendimento às pessoas com deficiência que procuram o local para solicitar serviços de qualquer tipo ou buscar orientação.

Ex-assessor do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e ele próprio possuindo uma deficiência visual, o funcionário conhece de perto a importância de orientar essa população sobre seus direitos e os serviços já disponíveis, como os bilhetes especiais de transporte, cartões de estacionamento em vagas reservadas, ônibus e táxis adaptados, unidades de saúde voltadas à reabilitação, direito à matrícula na rede regular de ensino, entre outros.

Sobre sua função, o servidor é otimista: “Seremos uma espécie de ‘braço’ da Secretaria e do Conselho dentro da Subprefeitura”, comemora. “Uso minha experiência e meus contatos para esclarecer dúvidas e ajudar as pessoas que têm dificuldade de se locomover até o centro da cidade, onde fica o Conselho”.

Prédios, ruas e calçadas
O secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, explica que a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão e a cidadania, além de prestar um serviço diferenciado a munícipes que também possuem necessidades específicas.

Serviço:
Atendimento a pessoas com deficiência na Subprefeitura da Lapa
Subprefeitura da Lapa / Praça de Atendimento
Contato: Cássio Gregório
Endereço: Rua Guaicurus, 1.000
Telefone: 3396-7512
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)

Fonte: http://www.cavenaghi.com.br/acontece/detalhes.asp?id=47