Educação de adultos no meio rural. Mulheres em pé fazendo leitura coletiva no interior do Nordeste brasileiro.

Edição será em breve lançada em língua portuguesa. A revista já está disponível em espanhol e inglês (abaixo, faça o download das duas versões em PDF).“As Conferências Internacionais da UNESCO sobre Educação de Pessoas Adultas são um marco no difícil caminho em direção do desenvolvimento de uma política definitiva. A educação de pessoas jovens e adultas é uma área que ainda esta experimentando um processo de esclarecimento terminológico e conceitual, que tem sofrido contínuas crises de legitimidade”, destaca o editorial, assinado por Ana Agostino, Heribert Hinzen e Joachim H. Knoll. “É uma grande ajuda que a comunidade de nações e os representantes governamentais responsáveis por esse setor da educação possam se reunir com especialistas e organizações não governamentais sob a égide da UNESCO para trocar informação, examinar o estado das coisas e analisar quais são os passos a serem acordados e planificados com vistas a um futuro comum.”

Entre os 12 artigos que conformam a edição, a revista apresenta um histórico da CONFINTEA, destacando os avanços das conferências anteriores, desde Helsingör (1949) a Hamburgo (1997), e os desafios que ainda estão por cumprir. Além disso, a edição reúne panoramas sobre o desenvolvimento da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) nos diferentes países e regiões, contribuições sobre os direitos das minorias no campo da EPJA (casos, por exemplos, de indígenas, migrantes, mulheres, homossexuais, bissexuais e transgêneros), debates sobre financiamento, legislação e políticas públicas para a EPJA.

Convergência é a revista trimestral do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE), promotora de debates, práticas e pesquisas sobre o tema, sob uma perspectiva mais ampla da EPJA, formal e não-formal. Desde 1968 a Convergência impulsiona o intercâmbio internacional de conhecimentos em EPJA; a revista é uma forma de registro original e intercâmbio dos avanços na área e busca contribuir para o debate junto a professores/as, estudantes, pesquisadores/as, tomadores de decisões, planejadores, administradores do campo e demais atores da EPJA.

A versão em português da Convergência, traduzida por Beatriz Cannabrava, é uma iniciativa da Ação Educativa, da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (CLADE), do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE), da DVV Internacional e da UNESCO Brasil.

Faça o download abaixo das versões em PDF da revista Convergência em espanhol Link abrirá em uma nova janela ou aba. e em inglês Link abrirá em uma nova janela ou aba..

_______________________________________

Fonte de informação: Ação Educativa/FISC Link abrirá em uma nova janela ou aba.