Iniciativa foi realizada como parte da parceria entre UNICEF e Giraffas

Giraffas e UNICEF pelos direitos das crianças brasileiras.

Mais de 1,7 mil crianças e adolescentes participaram do concurso GiraTurma por um Mundo Melhor, uma iniciativa realizada entre 15 de agosto e 17 de outubro, como parte da parceria entre UNICEF e a rede de restaurantes Giraffas.

Os participantes do concurso foram convidados a responder a pergunta “Para você, o que é um mundo melhor?” por meio de vídeos de até 15 segundos. As gravações foram publicadas ou realizadas em um site criado especialmente para a iniciativa www.giraturmaporummundomelhor.com.br. No site, os internautas puderam escolher os melhores vídeos e acessar uma página preparada pelo UNICEF com apoio da agência RMG sobre os direitos de crianças e adolescentes.

A ação foi realizada pela Umbigo do Mundo, agência de comunicação do Giraffas para o público infantil, e teve como objetivo estimular a criatividade e a cidadania das crianças e dos adolescentes por meio da reflexão sobre o significado de um mundo melhor para cada um deles.

Os dois vídeos mais votados pelos internautas foram criados por participantes de Bauru, SP e Alvorada, RS. Os vídeos “Sementes de amor” (22.633 votos) e “Faça sua parte” (19.697 votos) foram produzidos com técnicas distintas, mas transmitem uma mensagem semelhante: a importância do indivíduo como agente de transformação. Além de receber prêmios, as participantes terão seus vídeos divulgados no site do UNICEF no Brasil (confira os vídeos clicando nos links ao lado).

Os vídeos inscritos no concurso trataram de diversos temas, como o cuidado que os pais devem oferecer aos filhos, a importância da educação no desenvolvimento das pessoas e a liberdade de poder brincar. O meio ambiente também foi tema de muitos dos trabalhos: crianças e adolescentes falaram sobre a preservação da fauna e a conservação da água.

O concurso faz parte da parceria firmada entre UNICEF e Giraffas no início deste ano. Por meio da aliança, o Giraffas doou recursos para ações e projetos da agência da ONU e tem promovido os direitos de crianças dentro e fora dos pontos de venda da rede distribuídos por 21 Estados, além do Distrito Federal.

O UNICEF atua em parceria com diversos atores sociais, como empresas, governos, ONGs e sociedade civil porque acredita que a união de forças é capaz de melhorar a qualidade de vida de meninas e meninos brasileiros.

Conheça os números do concurso
• 1.762 vídeos participantes, dos quais 54% produzidos por meninas e 46% por meninos
• 8.072 usuários cadastrados (de 25 Estados e do Distrito Federal)
• Mais de 182 mil votos computados

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org