por: Kamilla Uhl

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento terá  vasta programação e vai acontecer no Teatro Municipal Trianon, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A expectativa de público para o seminário é de 800 pessoas e o tema abordado será “Direito à diversidade”. Poderão se inscrever até a próxima quinta-feira (30), os professores e gestores da rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, afirmou que o objetivo do seminário é discutir a questão da acessibilidade nas escolas da rede municipal de ensino e como oferecer melhor atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais. Segundo a diretora do Departamento de Ensino aos Portadores de Necessidades Especiais da Secretaria, Cerlene Freitas, as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico educacaoinclusiva.smec@gmail.com ou na sala 17 da secretaria.

Ela lembrou que outros 19 municípios foram convidados para o evento, já que Campos é pólo na capacitação para educação inclusiva. Entre os municípios convidados estão Quissamã, Carapebus, Cardoso Moreira, São Francisco e São Fidélis.

Palestras – O evento contará com palestra de Cláudia Werneck, autora de vários livros sobre inclusão. Ela abordará o tema “Quem cabe no seu Todos”. O seminário também contará com apresentação musical feita por Sarah Barreto Marques, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Sarah é deficiente visual e alcançou segundo lugar em festival de música da instituição.

Alberto Pereira, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Instituto Laramara), também concederá palestra sobre “diversidade, tecnologia e cidadania”. Outra especialista convidada é Izabel Cristina de Souza Moura, da Fundação Helena Antipoff. O terapeuta ocupacional, professor Antônio Carlos de Freitas, desenvolve trabalho especifico com Equoterapia e também contribuirá com o evento.

Além disso haverá esquetes sobre os “micos” da inclusão. “Vamos abordar os termos e denominações que usamos de forma errada, como por exemplo, dizer que alguém é surdo-mudo. Isso não é existe! A pessoa é surda, não fala porque nunca ouviu”, explicou Cerlene, lembrando que a rede municipal de ensino conta com cerca de 70 salas de recursos.

O credenciamento acontecerá a partir das 7h30 e a abertura do evento será  às 9h. Está incluída na programação mesa redonda, com representantes das Secretarias Municipais da Justiça e Assistência Judiciária, Obras e Urbanismo e Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento Humano.

SERVIÇO:

Acesso o endereço abaixo e confira a programação completa:

PROGRMAÇÂO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÂO INCLUSIVA

________________________

Fonte de informação: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes