Após quatro anos como coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, a juíza Maria Isabel da Silva retorna às escolas públicas do DF, desta vez como voluntária do programa. Nesta sexta-feira (26/06), os alunos de 4º ano da Escola Classe 305 Sul receberam a magistrada para aprender um pouco mais sobre os direitos e deveres de todo cidadão.

Para facilitar o entendimento das crianças, a juíza utilizou acontecimentos recentes, como a queda do voo 447 e a extradição do menino Sean Goldman, para explicar como funciona, na prática, as indenizações por danos morais e materiais, tratados internacionais e outros conceitos da justiça. A ideia de que as pessoas devem respeitar umas às outras foi bastante repetida pela magistrada.

Os alunos estavam afiados, demonstrando que a Cartilha da Justiça foi bem trabalhada em sala de aula, antes da visita da juíza. Um painel com desenhos e frases foi fixado na entrada da escola. No trabalho, as crianças demonstram preocupação com temas como aluguel atrasado, preconceito racial, igualdade entre as pessoas, violência, cuidados com o meio ambiente, entre outros. A excelente preparação dos estudantes foi elogiada pela magistrada. Mérito das professoras Ana Karina Gomes e Moema Pimentel Foizer.

As professoras ainda apresentaram um vídeo com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o estudo da cartilha. O material será encaminhado à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e deverá constar na história do Programa Cidadania e Justiça na Escola.

Fonte: TJDFT