Os secretários de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, também presidente da CDHU, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Linamara Rizzo Battistella, apresentaram quinta-feira (2) ao público um modelo de casa popular projetado com base nos preceitos do Desenho Universal (DU). A apresentação aconteceu na abertura da “VIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2009”, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O Desenho Universal aplicado à habitação visa construir moradias que possam ser utilizadas por qualquer usuário, como indivíduos com algum tipo de deficiência, estatura diferenciada, obesidade e mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria da Habitação e pela CDHU, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A partir de hoje, todas as casas construídas pelo Governo do Estado serão projetadas de acordo com o Desenho Universal, sem exceção”, disse Lair Krähenbühl.

A casa em exposição na Reatech foi construída em tamanho real. Possui 63,5 m2, com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As áreas de passagens, como corredores e portas, possuem largura de 90 centímetros, o que possibilita a livre circulação de cadeira de rodas. A altura das janelas também foi dimensionada para permitir que qualquer pessoa tenha visão do exterior das casas.

Os banheiros receberam adaptações, como barras e louças sanitárias diferenciadas, além de contarem com chuveiros abastecidos com água aquecida por energia solar. As pias foram instaladas em posição e altura adequadas para que cadeirantes ou pessoas de baixa estatura possam utilizá-las sem dificuldades. Da mesma forma, os interruptores foram instalados em altura apropriada para serem facilmente acessados.

Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1627819&area=26050&authent=7FDFBC519C8EA30E9E8B458FFFE239