Egito, Filipinas e Honduras ratificaram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elevando para 24 o número de adoções oficializadas ao tratado. O Brasil ainda não ratificou o documento, que se encontra no Congresso Nacional. No dia 3 de maio a Convenção começa a valer nos países que confirmaram sua adoção.
Vários atos de apoio à Convenção estão sendo preparados no Brasil e no mundo:

24 a 27 de abril/08 – São Paulo – SP – Participação do movimento Assino Inclusão de coleta de assinaturas em apoio à Convenção na Reatech – Centro de Expo Imigrantes – stand próprio com internet, outros pontos nos stands do Movimento Superação e da AMPID (MP).

24 de abril – Rio de Janeiro – RJ – Coleta de assinaturas em Evento em prol da luta pela Educação Inclusiva – UERJ – manhã – Sala de Recurso Áudio Visual – RAV 122- 12º andar – Faculdade de Educação – Realização: Conselho Regional de Psicologia – RJ
28 de abril – São Paulo – SP – Coleta de assinaturas na Praça da Sé – Evento sobre acidentes de trabalho

1º. de maio – São Paulo – SP – Coleta de Assinaturas em Interlagos

3 de maio – Todo Brasil – Entrada em vigor da Convenção
Ações, passeatas e mobilizações locais em várias cidades por todo Brasil para comemorar a entrada em vigor da Convenção e cobrar de nossos congressistas agilidade em sua ratificação com quorum qualificado.

5 a 8 maio – São Paulo – SP – Congresso sobre Direitos das Pessoas com Deficiência – XI de Agosto – Faculdade de Direito da USP – Coleta de assinaturas de apoio à Convenção
12 de maio – NY – EUA – Celebração da entrada em vigor da Convenção e Protocolo Facultativo – Sede da ONU

14 de maio – Brasília – DF – Audiência Pública do CONADE na Câmara dos Deputados sobre a ratificação da Convenção da ONU, com a presença de conselheiros nacionais e estaduais. Entrega das assinaturas ao Presidente Chinaglia.

22 a 25 de maio/2008 – Etiópia – Conferência sobre a Convenção organizada pela ONU e Leonard Cheshire – Leornard Cheshire Brasil levará experiência brasileira, multiplicando a campanha Assino Inclusão.
.
15 de junho/08 – Tentativa de votação com quorum qualificado na Câmara dos Deputados.
Apoio à ratificação da Convenção:
Moção Conferência Nacional de Educação Básica(checar link)
Nota de Pesarhttp://manifesto.ativo.vilabol.uol.com.br/
CVI Brasilhttp://www.assinoinclusao.org.br/Conteudo.aspx?cod=7
CONADEhttp://www.assinoinclusao.org.br/Conteudo.aspx?cod=6
www.assinoinclusao.org.br

O Movimento Assino Inclusão, junto com o Conselho Nacional CONADE, lidera a campanha pela ratificação do documento no Brasil.

http://www.assinoinclusao.org.br/

Mais informações, incluindo a programação dos eventos, no site da Agência Inclusive:
www.agenciainclusive.blogspot.com

Informações em inglês no site da ONU:
http://www.un.org/disabilities/index.asp