Em O Povo

Presidente da ABN, Francisco Souto Paulino junto aos repórteres Rômulo Costa, Isabel Costa e Lucas Mota (Foto Reprodução / Instagram
Presidente da ABN, Francisco Souto Paulino junto aos repórteres Rômulo Costa, Isabel Costa e Lucas Mota (Foto Reprodução / Instagram
O POVO conquistou o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, nesta quinta-feira, 23, com o projeto Educação Inclusiva. Formado por quatro cadernos especiais, o projeto foi publicado nas edições de 12 a 15 de dezembro de 2016 no jornal O POVO, e distribuído a profissionais da rede pública estadual de ensino.
O especial foi escrito pelos repórteres Isabel Costa, Lucas Mota e Rômulo Costa, com edição de Helaine Oliveira e Daniela Nogueira. Os cadernos foram pautados nos verbos “Compreender”, “Conviver”, “Crescer” e “Transformar”. Foram ouvidos gestores públicos, professores e especialistas. Pessoas que trabalham pela causa e que vivem a causa.
“Foi uma contribuição para tentar transformar essa realidade e colocar o jornalismo com sua função social”, destaca Daniela Nogueira.
O prêmio surge na semana em que uma adolescente trans virou notícia após ter renovação de matrícula rejeitada em uma esocla de Fortaleza. “A gente fala também da educação inclusiva de conviver com o diferente, de respeitar e acolher. É uma questão de educação”, pondera a editora. “Que sirva de exemplo pra mostrar à sociedade que é possível acolher. E que esse termo, inclusão, serve não apenas para as pessoas com deficiência, mas para queem pensa diferente.
Para a repórter Isabel Costa, o prêmio representa reconhecimento para a vsibilidade que a inclusão necessita. “Esse trabalho que a gente faz no O POVO é de construção coletiva, de parceria, de dar boas notícias e destacar iniciativas boas todos os dias”.
“O prêmio é um estímulo para continuar produzindo matérias que falem sobre a necessidade de trazer espaços inclusivos para a escola e que ela seja cada vez mais acolhedora pras pessoas”, afirma Rômulo Costa. “Isso transforma a sociedade”.
Confira a lista de vencedores:
ESTUDANTE
Publicidade e propaganda
UNI7: Campanha “Somos Todos Humanos”
Estudante de Jornalismo em Mídia Eletrônica
UFC: “Além dos muros”
Ana Beatriz Leite, Cadu Freitas, Daniel Duarte, Filipe Pereira, Isabela Arrais, Iury Figueiredo, Larissa Pereira, Marcelo Monteiro e Michel Miron
Estudante de jornalismo em Mídia Impressa
Unifor: Larissa Pacheco com “Parto normal ou cesárea? “
Trabalho de conclusão de curso
Leticia Alves, repórter do O POVO, e Larissa Wenya com o trabalho “Conhecer”
Produção de conteúdo online
Rafael Luís Azevedo, “Futebol atrás das grades” (Verminosos por Futebol)
PROFISSIONAIS
Publicidade e propaganda
Campanha “Nao fique parado, denuncie”
Jornalismo para Internet
Ethel de Paula, “Esticadores de Horizonte” (Adital)
Fotojornalismo
Natinho Rodrigues, “Rebentos da Seca” (DN)
Radiojornalismo
“Que cor você dá pra sua vida” (Radio FM assembleia)
Telejornalismo
“Adotar, doar e amar” (TV Verdes Mares)
Impresso
“Educação Inclusiva” (O POVO)