Exibindo CCBB Educativo RJ 2017_Entre Nós_Visita Mediada- monitor mostra quadro para público.

O Centro Cultural Banco do Brasil convida para:

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS GRATUITASPARA TODAS AS IDADES NO CCBB DO RIO DE JANEIRO

 

Diariamente*, o Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro promove ações para o público em geral, atendendo inclusive bebês de 0 a 2 anos, autistas e pessoas com deficiência.

Agenda inclui visitas teatralizadas, sessões de contação de histórias, atividades musicais, estações sensoriais, debates, palestras, laboratórios etc.

De domingo a domingo (exceto terças-feiras*), o Programa Educativo do CCBB Rio de Janeiro oferece uma série de atividades para todas as idades. As ações educativas dialogam com a programação corrente do Centro Cultural, como a exposição do coletivo cubano Los Carpinteiros, em cartaz a partir de 3 de maio. A agenda educativa semanal inclui visitas teatralizadas, sessões de contação de histórias (inclusive em Libras), atividades musicais, espaços sensoriais, debates, palestras, cursos livres,laboratórios, entre outros. Inclusiva, a programação é aberta a todo tipo de público, de bebês ao público da terceira idade, abraçando pessoas com diversos tipos de deficiência, síndromes etc. As ações, gratuitas, atendem tanto grupos agendados como o público espontâneo, das 9h às 20h.

O Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, com formação em diferentes áreas do saber: Artes Visuais, História, Literatura, Pedagogia, Filosofia, Música, Psicologia, Artes Cênicas, Cinema e Design. Ricas em linguagens e gêneros artísticos, as ações educativas acontecem nas galerias, na Biblioteca, no cinema, na Videoteca, nas salas do Programa Educativo e nos teatros do CCBB. “A ideia é aproximar a obra de arte e o indivíduo, a partir de sua própria vivência. É a arte como experiência de vida”, fala Camila Oliveira, Coordenadora Educativa do Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro.

“Em permanente busca pelo atendimento de todos os públicos, a questão da acessibilidade sempre foi uma prioridade para o CCBB. Em 2005, fomos reconhecidos com o Certificado de Acessibilidade Nota 10, prêmio instituído pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em março de 2014, o CCBB Rio recebeu a certificação de acessibilidade em uma ação da SMPD – RJ (Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro). Além dos critérios operacionais e da capacitação dos funcionários, nossa programação é voltada para a inclusão. Em 2017, comemoramos cinco anos da Semana de Conscientização do Autismo e esperamos ampliar a reflexão sobre a inclusão de pessoas autistas, inclusive nos espaços culturais”, declara Fábio Cunha, Gerente Geral do CCBB Rio.

* O museu fecha às terças.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Visitas Mediadas para público espontâneo

A atividade visa a provocar reflexões por meio de conversas entre educadores, visitantes e as obras expostas no CCBB. Há roteiros para todos os tipos de público: escolar, famílias, jovens e adultos, pessoas com deficiência.

Data: diariamente, exceto terças-feiras
Hora: dias úteis, 11h e 17h; sábados e domingos, 12h*
*Horários sujeitos a alterações

Exposições em cartaz: “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”, até 24 de abril; e “Los Carpinteiros”, a partir de 3 de maio

Contação de Histórias em Libras

Reconhecendo a diversidade das línguas e culturas de nosso país, o Programa oferece contações de histórias também Libras (Língua Brasileira de Sinais), trazendo para o CCBB outras formas de se contar e ser afetado pelas histórias.
Data: 13 de maio
Hora: 15h
Local: Programa Educativo – 1º andar

Leio um Conto para Você

Na correria do dia-a-dia muitas vezes não reservamos um momento para relaxar e ouvir uma boa história, especialmente aquelas de obras literárias consagradas. Na atividade Leio um Conto para Você, em uma pequena roda, serão lidos contos curtos de autores e poetas, proporcionando um momento de pura diversão ou de reflexão.

Data e hora: quartas, sábados e domingos – 9h às 18h; quintas e sextas – 8h às 12h e 16h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Rotunda (Térreo)
Até 10 de maio

Em Cantos e Contos

Por meio da contação de histórias, a atividade propõe um novo olhar sobre o acervo da exposição em cartaz. O formato das apresentações das histórias é sempre uma surpresa. Aberta para toda a família (crianças a partir de cinco anos).

Data: sábados e domingos
Hora: 11h e 16h
Local: Sala 26, 4º andar

 

Visita Teatralizada

Com o tema “Reconhecendo: Meu CCBB”, os participantes visitam o espaço guiados por personagens ligados às histórias que permeiam a construção do Centro Cultural, do Banco e da cidade do Rio de Janeiro. A visita teatralizada explora espaços do prédio, abordando fatos e conceitos de Arquitetura e História.

Data: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira, até 10 de maio de 2017
Hora: 12h e 16h
Local: Térreo e galeria
Classificação indicativa: Livre

 

Livro Vivo

Atividade lúdica que visa a relação de visitantes com o objeto livro, estimulando o interesse pela leitura.

Data: sábados e domingos
Hora: 13hLocal: Biblioteca infanto-juvenil, 5º andar

 

Pequeníssimas Mãos

Atividade voltada exclusivamente para odesenvolvimento e a socialização de crianças de 0 a 2 anos de idade. Em pequenos grupos e acompanhados de seus responsáveis, os bebês participam de atividades de música, movimento e brincadeiras, que buscam estimular diversas áreas do desenvolvimento.

Data: 22 e 23 de abril de 2017
Hora: 14h e 15h
Local: Sala 26, 4º andar

 

SERVIÇO

Programa CCBB Educativo

CCBB Rio de Janeiro

End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Tel.: (21) 3808-2020

Atividades: Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito à lotação do espaço.
Produção: Sapoti Projetos Culturais