Logo do dia internacional da síndrome de Down em vermelho e azul

medica com menino - sindrome de down tem diretriz. logo movimento down e dia internacional da sindrome de down.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, está chegando e o Brasil é sempre campeão no número de eventos no mundo!

A cada ano que passa, a voz das pessoas com a deficiência e daqueles que vivem e trabalham com elas se torna mais forte. Para comemorar a data, a Down Syndrome International, organização internacional comprometida em melhorar a qualidade de vida de pessoas com a trissomia mundo afora, encoraja as organizações e comunidades ao redor do mundo a organizar eventos e atividades para promover a conscientização sobre a síndrome de Down. Esse ano o tema escolhido, é “Minha vozminha comunidade” #MinhaVozMinhaComunidade. Veja o convite da DSi no link: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-2017

Síndrome de Down tem Diretriz

Ilustracao de medica com menino e os dizeres - sindrome de down tem diretriz - conheca as diretrizes de atencao a pessoa com sindrome de down do ministerio da saude.

O Movimento Down, em parceria com o Singularidade Down, está lançando a campanha “Síndrome de Down tem Diretriz”, para divulgar as “Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”.  As pessoas com síndrome de Down têm maior probabilidade de apresentar uma série de questões médicas que o restante da população. Por essa razão, precisam ter um acompanhamento médico diferenciado. Lançadas em 2012, a partir de um Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde do qual o Movimento Down fez parte, as Diretrizes de Saúde indicam e explicam as principais ocorrências e estabelecem um calendário de exames e vacinas indicadas. Com esta campanha, esperamos popularizar as Diretrizes, ainda pouco conhecidas pelas famílias e pela comunidade médica.

Acesse as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down http://www.movimentodown.org.br/2013/02/diretrizes-de-atencao-a-pessoa-com-sindrome-de-down/

O Movimento Down produziu também 12 Cartilhas de Saúde com as questões médicas que podem ocorrer com mais frequência em pessoas com síndrome de Down, para que as famílias e agentes  de saúde possam diagnosticá-las de forma rápida e eficiente e buscar os tratamentos adequados para que indivíduos com a trissomia possam desfrutar de uma vida plena e saudável. As cartilhas são: Alterações no Sangue, Alterações Ortopédicas, Problemas de Audição, Cuidados com a Saúde Bucal, Diabetes, Problemas do Sono, Disfunções da Tireoide, Questões Gastrointestinais, Espasmos Epiléticos, Problemas de Visão, Problemas Cardíacos e Questões Dermatológicas.

Acesse as Cartilhas de Saúde do Movimento Down: http://www.movimentodown.org.br/saude/cartilhas-de-saude/

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março (21/3) para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

Liderança brasileira

Uma resolução para designar 21/3 como “Dia Internacional da Síndrome de Down” foi aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.

Para saber sobre o processo de resolução na ONU, consulte:

http://www.inclusive.org.br/?p=21553

Aproveite o Dia Internacional para realizar eventos em sua localidade ou compareça aos que estão sendo programados! Anualmente o Movimento Down organiza a lista com os eventos. Pedimos que nos mandem os detalhes do seu para que possamos divulgá-lo. Entre no link abaixo e preencha o formulário com as informações: https://goo.gl/forms/9KRZ1lOL79hUiEyq2

Confira a programação:

http://www.movimentodown.org.br/2017/02/programacao-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2017/

 

Leia também: