Programa especial

Em comemoração ao primeiro de maio, Dia do Trabalhador, o Programa Especial, na TV Brasil, traz o exemplo de pessoas que superaram suas deficiências para seguir uma carreira. A atração ainda apresenta o trabalho do Gente Eficiente, programa que promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em São Paulo.

No Recife, o Programa Especial bate um papo com Milton. Ele é responsável pela acessibilidade e pelo monitoramento de redes sociais em uma universidade do Recife. Cego, Milton afirma que desempenha suas atribuições normalmente. “Um leitor de telas transforma todas as informações textuais em áudio através de um sintetizador de voz. Então, com isso, eu consigo utilizar o computador normalmente como os meus colegas de trabalho”, explica.

Realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o programa Gente Eficiente tem o objetivo de capacitar e contratar profissionais com deficiência e estimular a inclusão no mercado de trabalho. A equipe de reportagem entrevista a diretora-executiva de Recursos Humanos do hospital, Míriam do Carmo.