Em sala de aula, sentados as carteiras alunos levantam a mão - na primeira carteira um menino com síndrome de Down, na segunda uma menina cadeirante, na terceira uma menina sem dificiência.
Em sala de aula, sentados as carteiras alunos levantam a mão – na primeira carteira um menino com síndrome de Down, na segunda uma menina cadeirante, na terceira uma menina sem dificiência.

3 de Dezembro, 2014 – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência:

Nós, as mulheres e meninas com deficiência, queremos …!

Para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a IDA, (International Disability Alliance), organização que congrega federações mundiais de pessoas com deficiência, lançou uma campanha no Twitter pedindo às mulheres e meninas com deficiência em todo o mundo para expressar suas reivindicações à comunidade internacional – #WeWwdWant

Há muito o que comemorar no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (CDPD) vem colecionando ratificações tornando-se  um dos instrumentos de direitos humanos mais rapidamente aceito, contando hoje com 151 Estados Partes. Os direitos das pessoas com deficiência são cada vez mais visíveis na agenda da comunidade internacional com a criação do posto de Relator Especial sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cujo mandato começou oficialmente em 1 de dezembro, sem mencionar o Enviado Especial sobre Deficiência e Acessibilidade do Secretário-Geral das Nações Unidas, que completa um ano de trabalho em breve.

Ao comemorar essas conquistas, a IDA convoca a todos para a garanta dos direitos das mulheres e meninas com deficiência, que ainda sãoesquecidas nas áreas de direitos das mulheres e dos direitos das pessoas com deficiência.

Mulheres com deficiência representam três quartos de todas as pessoas com deficiência de baixa e média renda, das quais a maioria vive em áreas rurais de países em desenvolvimento, e enfrentam discriminação múltipla e inter-seccional por causa de seu gênero, deficiência e outras facetas de sua identidade como idade, orientação sexual, classe socioeconômica, grupo étnico ou racial ou religião, entre outros. Como resultado, as mulheres e meninas com deficiência têm taxas de alfabetização e níveis de escolaridade mais baixos, que reduzem as oportunidades de emprego em relação aos homens e rapazes com deficiência e mulheres e meninas sem deficiência. Além disso, elas enfrentam  maior risco de violência, abuso sexual, negligência, assédio e  internação forçada em casa, nas instituições e na comunidade, que configuram situações de conflito, de risco ou de emergência. Além disso, devido à falta de estatísticas sobre esta situação e a falta de consulta adequada, as medidas tomadas para enfrentar estas questões não correspondem às experiências reais de mulheres e meninas com deficiência.

Em um esforço para incentivar maior atenção às mulheres e meninas com deficiência na agenda internacional, a IDA está começando uma campanha no Twitter chamando as mulheres e meninas com deficiência e seus aliados ao redor do mundo para enviar suas mensagens e  demandas de suas reivindicações à comunidade internacional. Agora é a hora de comunicar essas mensagens à beira de eventos internacionais que terão um impacto significativo sobre os direitos das mulheres e das crianças com deficiência, incluindo Beijing + 20, a Conferência Mundial sobre Redução de Risco de Desastres, a adoção da Agenda de Desenvolvimento pós-2015, os processos relacionados com a Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Cúpula Humanitária Global, entre outros.

“Nós, as mulheres com deficiência, queremos que a agenda global seja inclusiva – que reflita os nossos direitos, nosso desenvolvimento e nossa participação”, disse Maryanne Diamond, presidente do IDA. “Eu quero ouvir de você a sua demanda para a comunidade internacional, para que eu possa transmitir diretamente suas mensagens e garantir que suas experiências de vida serão expressas em cada fórum e  que estejamos envolvidas na tomada de decisões em todos os níveis.”
Envie um tweet para Maryanne para #WeWwdWant

International Disability Alliance (IDA) Member Organisations:
Arab Organization of Disabled People, Down Syndrome International,European Disability Forum, Inclusion International,
International Federation of Hard of Hearing People,
Latin American Network of Non-Governmental Organizations of Persons with Disabilities and their Families, Pacific Disability Forum,
World Blind Union, World Federation of the Deaf,
World Federation of the DeafBlind, World Network of Users and Survivors of PsychiatryI