Iniciando a descrição da imagem em anexo. Cartaz em fundo azul que mostra o desenho de quatro pessoas com deficiência sendo uma menina e adulto em cadeiras de rodas, um jovem com uma muleta e cego.  No alto do cartaz os dizeres Da Invisibilidade à Cidadania - Os caminhos da pessoa com deficiência. Na parte de baixo do cartaz as logomarcas dos responsáveis Gatacine, TV Cultura, Memorial da Inclusão e Governo do Estado de São Paulo

No dia 9 de novembro, às 21 horas, irá ao ar na TV Cultura o documentário “Da Invisibilidade à Cidadania – Os caminhos da pessoa com deficiência”.

O vídeo foi produzido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo / Memorial da Inclusão em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

A produção conta um pouco da história do movimento social e político das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos no Brasil através de depoimentos de protagonistas desta luta. No final dos anos 1970, inspiradas pelo momento histórica nacional, essas pessoas, até então invisíveis à sociedade brasileira, decidiram desautorizar seus antigos porta-vozes e passar a falar por si mesmas e a assumir o protagonismo da própria história. Os relatos oferecem a oportunidade de vislumbrar uma história tão desconhecida quanto cativante sobre como e porque as pessoas com deficiência encontraram motivação para romper o isolamento e, nesse processo, deram início à construção de uma sociedade mais inclusiva.