Nova campanha do Todos pela Educação pretende engajar famílias, escolas e comunidades para acelerar avanços educacionais no país. Do Porvir.

“Todos somos educadores”. Com essa frase, Cidinha, 49 anos, encerra um dos vídeos da campanha de mobilização social lançada nesta terça (14) pelo movimento Todos Pela Educação para engajar a sociedade pela melhora da educação brasileira. Mãe, avó e líder comunitária, ela conta que, ao perceber o valor da educação na vida das pessoas, decidiu lutar para que toda a comunidade tenha acesso a um ensino de qualidade. Mesmo com pouco repertório, começou estudando em casa para poder ajudar o filho. Agora, ela motiva outros pais fazerem o mesmo. Suas atitudes são defendidas pela campanha como forma de acelerar os avanços educacionais no Brasil.

O Todos pela Educação, que já vem trabalhando com metas e bandeiras endereçadas ao poder público para garantir qualidade e acesso à educação no Brasil, pretende agora envolver famílias, escolas e comunidades pelo mesmo objetivo.

TPE 5 atitudes Movimento propõe cinco atitudes para mudar a educação

Foto: Vectoraart/Folia.com

Para que tais objetivos sejam alcançados, as cinco atitudes incentivadas são: valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; promover habilidades importantes para a vida e para a escola; colocar a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos e ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens. Elas foram identificadas por meio de estudo realizado em 2013 a partir de entrevistas com pais, alunos, professores diretores, coordenadores pedagógicos e especialistas em cidades nas cinco regiões do Brasil.

A campanha chamada de Todos Somos Educadores foi idealizada voluntariamente pela DM9DDB, do Grupo ABC, e foca na promoção das cinco atitudes por meio de depoimentos reais de pessoas que se comprometem com a educação no seu dia a dia. “Não se coloca somente a criança na escola: precisamos colocar a escola nas crianças”, afirmou Nizan Guanaes, do Grupo ABC e também sócio fundador do Todos Pela Educação, no lançamento do movimento em São Paulo.

O material é composto por peças para mídias impressa, eletrônica e digital. No site www.5atitudes.org.br, as atitudes são aprofundadas e há exemplos práticos de como desenvolvê-las. Há também vídeos que inspiram e material para espalhar a ideia, além de um canal para que as pessoas possam contar histórias inspiradoras.

Além disso, o Todos Pela Educação publicou dois livros, o 5 Atitudes pela Educação – Orientações para Coordenadores Pedagógicos, com textos de Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Walcyr Carrasco, e 100 perguntas que vão dar o que falar, destinado a famílias. A segunda publicação apresenta questões, como “Se você fosse um super herói, quem seria?” e Quem é ou foi seu professor preferido?”, e espaços para respostas para estimular que pais ou responsáveis dialoguem com crianças e jovens sobre o temas como cultura, esporte, sentimentos, infância e outros.