Concurso incentiva professores e jovens a mostrarem como as ciências exatas podem melhorar a comunidade

No CENPEC.

Respostas para o futuro

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação técnica no Cenpec, que visa contribuir com a educação, estimulando e divulgando novas práticas educativas que dialoguem com os interesses da juventude. Em sua primeira edição, o Prêmio tem como objetivos identificar, estimular e difundir práticas educativas desenvolvidas com a participação de alunos e alunas do Ensino Médio das escolas públicas do país. Essas práticas devem estar relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. As iniciativas dos estudantes devem propor soluções simples para problemas enfrentados pelas suas comunidades. A ideia é que as ações desenvolvidas contribuam para transformar a realidade local.

O Prêmio valoriza a escola como espaço privilegiado de produção do conhecimento. Ao incorporar conteúdos e metodologias que contribuem para construção de uma sociedade sustentável, a escola estará cumprindo seu compromisso no desenvolvimento integral do ser humano e na garantia de direitos.

De acordo com a coordenadora do projeto no Cenpec, Ana Cecília Chaves, o Prêmio pretende servir de estímulo aos jovens que estão no Ensino Médio. “Queremos criar esta oportunidade de aplicar o conhecimento obtido em sala de aula em algo prático e que envolva a comunidade do entorno escolar”, diz. Ela completa afirmando que tornar a escola mais atrativa para os jovens, principalmente em relação ao conteúdo de exatas, é um dos desafios a serem perseguidos. “É muito importante criar opções que permitam a diminuição da evasão nesta etapa de ensino. O Prêmio pretende apresentar formas de trabalhar os conteúdos da sala de aula, relacionados à matemática e ciências, de modo a atrair o interesse dos estudantes. A expectativa é que os projetos apresentados por professores e alunos participantes desta edição sirvam como ideias inspiradoras para a criação de outros projetos”.

Podem se inscrever no ‘Respostas para o Amanhã’ professores da rede pública – municipal, estadual e federal – que lecionem as disciplinas do Ensino Médio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias, isto é, de Biologia, Física, Química ou Matemática.

Devem ser inscritas práticas educativas realizadas durante o ano letivo de 2014. Cada professor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo uma mesma escola participar com mais de um professor inscrito, desde que com salas diferentes. Cada inscrição corresponde a uma prática educativa desenvolvida numa determinada sala de aula, que poderá participar uma única vez e com limite de 50 alunos por sala. O concurso é composto por três etapas, sendo:

Etapa 1: Cadastro do professor no site:
https://www.samsung.com/br/respostasparaoamanha

Etapa 2: Inscrição da Prática Educativa.

Após a confirmação do cadastro, o professor deverá inscrever o plano de ação da prática educativa. Prazo de inscrição: até 14 de setembro de 2014.

No período de 15 de setembro a 15 de outubro, a Comissão Técnica de Avaliação – composta por profissionais multidisciplinares indicados pelo Cenpec, Samsung e instituições parceiras – indicará os 20 melhores trabalhos, finalistas em âmbito nacional, considerando quatro por região geográfica: Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Os grupos finalistas serão contemplados com um kit de edição (composto por notebook, câmera e software) para produzirem um vídeo de seus projetos.

Produção de vídeos das 20 práticas finalistas

Os pré-selecionados deverão produzir um vídeo de até 3 minutos sobre o projeto. A Comissão Julgadora – representantes da Samsung, do Cenpec, da Unesco, da Reduca, do Consed e de outras instituições, como universidades e personalidades de notável experiência na área da educação – escolherá, dentre as 20 finalistas, as cinco práticas educativas indicadas à vencedoras do Prêmio “Respostas para o Amanhã”.

Cada uma das cinco práticas vencedoras nacionais receberá a visita de um profissional da Comissão Técnica, para ratificar a indicação da Comissão Julgadora.

Etapa 3: Seleção da Grande Vencedora e da Vencedora pelo voto popular.

A Comissão Julgadora escolherá a Grande Vencedora dentre as cinco práticas educativas vencedoras nacionais. Os vídeos das 5 práticas vencedoras nacionais serão postados no site do programa para votação popular, entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro. O vídeo mais votado receberá o destaque como “Prática Educativa Vencedora pelo Júri Popular”.

Em dezembro, a Samsung anunciará os projetos vencedores em uma cerimônia que contará com uma programação especial em prol da educação. Além do Brasil, a cerimônia contará com a presença dos vencedores de outros seis países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.