Ilustração de casal de idosos sorridentes

Com o objetivo de proporcionar a qualificação de cuidadores para que possam atuar junto a pessoas idosas dependentes, na rede de serviços, na família e na comunidade, promovendo a qualidade de vida e incentivando a maior autonomia possível do idoso sob seu cuidado, Daniel Groisman estará na coordenação do curso “Atualização profissional no cuidado ao idoso dependente”, de 01 de setembro a 05 de dezembro de 2014, com aulas às segundas e quartas, das 8 às 17 horas, no Rio e Janeiro.

Daniel Groisman é psicólogo e professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional na Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz e há muito tempo vem trabalhando com formação de trabalhadores na saúde do idoso e políticas públicas para o cuidado e envelhecimento.

O curso será realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Campus Fiocruz, no Rio de janeiro. Está dividido em duas fases, com carga horária total de 200 horas. Na primeira fase se fará uma introdução aos conhecimentos básicos sobre envelhecimento e cuidado através de aulas teóricas, oficinas, exercícios e visitas à instituições. Na segunda fase, os temas a serem trabalhados serão a prática profissional em Serviços de Atenção ao Idoso com carga horária de 88 horas. Esta fase será oferecida somente aos aprovados na fase anterior.

O curso, que tem uma carga horária de 200 horas, é dirigido a pessoas com ensino fundamental completo que atuem ou desejem atuar na área de Saúde do Idoso. Tem 35 vagas. Ao final, os alunos que apresentarem 75% de frequência e média 6,0 de aproveitamento durante o curso receberão um certificado de Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso. Os alunos que concluírem apenas a 1ª fase receberão declaração de participação.

Inscrições

As inscrições para o curso Atualização profissional no cuidado ao idoso dependente já estão abertas e se encerram no dia 01/08/2014. A ficha de inscrição está disponível no site: www.sigaeps.fiocruz.br.

Entre os documentos necessários estão: carta de apresentação da instituição (se funcionário); cópia do certificado do Ensino Fundamental; cópia da carteira de identidade; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; 3 fotos recentes 3×4; Questionário do Perfil Profissional (entregar preenchido). O resultado final da seleção será divulgado no dia: 19/08/2014.

Informações

Secretaria Escolar. Email: sescolar@fiocruz.br. Telefone: (21)3865-9865. Secretaria Escolar da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Campus Fiocruz Av.Brasil, 4365 – Manguinhos – RJ – CEP:21045-360.