Inclusive abre espaço para “publicidade social”
A Inclusive está abrindo espaço em sua home-page para a livre divulgação de ideias, iniciativas e projetos inclusivos, quer digam respeito às pessoas com deficiência – foco central da Inclusive – bem como a outros segmentos da população, desde que identificados como projetos de educação em direitos humanos de um modo geral. Organizamos um FAQ para explicar os detalhes iniciais do projeto.
Como funcionará a divulgação?
É simples. Basta que o projeto tenha uma interface em ambiente digital (pode ser um website, um blogue, um canal de vídeos, podcast ou qualquer outro tipo de mídia digital) e uma identidade visual que possa ser sintetizada no espaço de um banner-web em texto/imagem. As especificações de confecção do banner-web serão detalhadas a tempo.
Haverá custo para a divulgação?
Trata-se de uma divulgação sem custo, o que chamamos de publicidade social. A única contrapartida é a menção, nos veículos de mídia digital do proponente, o que pode ser feito através da exibição do banner-web da Inclusive, de um banner rotativo com os demais integrantes do projeto ou de outros tipos de referência, a serem combinados.
Por quanto tempo durará a exibição?
Este é um projeto que dependerá da adesão de outros proponentes. Ou seja, quanto mais projetos participarem, respectivamente o tempo de exibição será distribuído e ampliado em frequência. Os projetos iniciais terão, por consequência, um tempo de exibição maior. Com o passar do tempo, é possível que o tempo diminua mas que também a frequência aumente com o espaço tornando-se rotativo.
Em algum momento haverá cobrança pela exibição dos banners?
Não. O objetivo do projeto é criar um mecanismo de divulgação circular e independente, sem nenhum objetivo lucrativo e restrito a projetos e iniciativas de interesse público.
Quem pode participar?
Como já foi dito, projetos e iniciativas de interesse público que podem ter caráter educativo, formativo ou informativo, vinculadas a organizações não governamentais, órgãos dos poderes de Estado e da iniciativa privada, desde que não tenham objetivos comerciais ou lucrativos agregados e se destinem à atenção a grupos sociais ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Projetos dirigidos à atenção social às pessoas com deficiência, infância e minorias serão priorizados.
Poderemos divulgar cursos e eventos no espaço?
Não. A Inclusive aceita releases de cursos e eventos que podem ser divulgados regularmente, mas não neste espaço. Para tanto, basta enviar as informações por e-mail para nossa avaliação.
Qual o objetivo dessa divulgação?
Sabemos que muitas iniciativas locais, comunitárias, associativas e até mesmo institucionais contam com uma repercussão limitada. Nossa ideia é justamente ampliar a repercussão de projetos inclusivos para que possam ser identificados pela mídia e, respectivamente, pela sociedade em geral, fugindo ao esquema de funcionamento das redes comerciais. Trata-se de um projeto de divulgação tão somente, sem que caiba a Inclusive qualquer responsabilidade publicitária ou de prestar informações detalhadas, o que deverá ser providenciado pelos proponentes.
Após a adesão ao projeto de exibição, teremos acesso a informações detalhadas de uso dos banners?
Em um primeiro momento estaremos testando a adesão ao projeto, mas caso a procura seja relevante, possivelmente será estruturado um banco de dados a esse respeito. Inicialmente, não.
Quem analisará e como saberemos se nossa adesão foi confirmada?
A equipe da Inclusive analisará todas as propostas, mas não garantimos a exibição. Inicialmente, trabalharemos com um piloto e somente se chegarmos a um número ideal daremos consequência à exibição. Não se estabelece, portanto, nenhum tipo de obrigação, porque é uma relação baseada essencialmente no princípio da boa-fé.
Se quisermos outras informações, o que devemos fazer?
Pedimos para entrar em contato via e-mail (inclusive@inclusive.org.br) e utilizar como assunto o termo “PUBLICIDADE SOCIAL”.
Sou professora com magistério em Educação Especial e trabalho em uma escola municipal (Bayeux-Pb). Trabalho em uma sala de recursos (AEE), onde atendo alunos com autismo, surdez, Síndrome de Rett, deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem. Me interesso por formação continuada (ead) na área de educação especial. Selenê