Fachada do restaurante Fratelli, com toldo branco na entrada.Por Patricia Almeida

Aproveito que consertaram o elevador de casa – provisoriamente, já avisaram (vão ter mesmo que trocar o bicho… quero ver como vou me virar, enfim…) – para sair da minha prisão domiciliar e visitar um restaurante a uma quadra daqui de que gosto, mas não lembro se tem acessibilidade (pois é, antes de precisar, não reparava nessas coisas).

O Fratelli abriu nos anos 1990 no Leblon e em geral tem massas honestas e uma boa pizza. Na chegada me deparo com uma daquelas escadas com dois degraus largos. De andador, dá pra encarar. Cadeira fica na rua… o acesso já perde pontos.

O couvert é bem gostoso. Um patezinho de fígado de galinha no ponto, pizza branca crocante, um pratinho com carpaccio e uma berinjela no tomate e queijo. As azeitonas eu dispenso. Ninguém na minha família gosta de azeitonas nem de ervilhas. Deve ser genético.

Pedimos um gnocchi ao pomodoro, paglia e fieno também ao pomodoro e paglia e fieno al Modo mio. Carboidrato total. O Modo mio era uma bomba de colesterol – iscas de filé mignon, creme de leite e, pra completar, bacon. Mas tudo bem, o pedido foi feito pela minha filha de 18 anos. Achei o paglia e fieno muito paglia. Duro demais pra ser massa fresca. O tal molho bomba estava bem saboroso – também, não havia como não estar. O meu gnocchi estava macio e o molho pomodoro saboroso. Nada a reclamar, mas também nada digno de nota.

O serviço foi atento, mas o banheiro não tinha acessibilidade. Lá se foram mais alguns pontos. A conta foi mais salgada do que deveria pelo conjunto da obra. Culpa do couvert. Pelo menos este estava bem bom. Mas não saí do lugar com aquela vontade de quero mais.

Fratelli – General San Martin, 983 – Leblon, Rio-RJ

Acessibilidade – 3 – degraus largos na entrada, sem rampa. Dá para andador, mas não para cadeira.

Comida – 6 – correta mas nada especial

Atendimento – 7 – cortês

Média – 5,3