Imagem mostrando tabela que comprova que alunos com síndrome de Down aprendem melhor na escola regular do que na especial.

Todas as pessoas com síndrome de Down que chegaram à faculdade no Brasil estudaram em escolas comuns da rede regular de ensino. O mais amplo estudo sobre o tema, conduzido de 1987 a 1999 pelo Reino Unido e atualizado em 2006, acompanhou o aproveitamento escolar de dois grupos de 90 crianças com síndrome de Down – o 1º grupo em escola regular e o 2º grupo em escola especializada. Os resultados do estudo demonstram que crianças com síndrome de Down aprendem mais e melhor em ambiente inclusivo, sobretudo em áreas essenciais à independência funcional do indivíduo como comunicação (oral e escrita) e habilidades acadêmicas (incluindo leitura, escrita e aritmética).

Com base nos resultados desse estudo e em respeito à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com equivalência de emenda constitucional (Decreto No6.949/2009), o Fórum Nacional de Educação Inclusiva[1] e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down[2] defendem a educação universal para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em escola comum da rede regular de ensino. Nesse contexto, a Frente e a Federação defendem a redação original da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), deliberada pela CONAE 2010 e acolhida pelo Senador José Pimentel (CCJ).

Resultados[1]

(Médias baseadas na Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland)


[1] Fonte: A comparison of mainstream and special education for teenagers with Down syndrome: Implications for parents and teachers, Sue Buckley, Gillian Bird, Ben Sacks and Tamsin Archer: http://www.down-syndrome.org/reports/295/?page=1

Habilidades Escola Regular Escola Especializada
Comunicação 16,11 12,65
Leitura 26,56 14,96
Escrita 15,78 12,65
Aritmética 17,22 11,30
Finanças 10,06 11,65
Conhecimento Geral 28,06 20,74
Aproveitamento Escolar Total 97,67 71,30

A escola é de TODOS!

Crianças com e sem deficiência JUNTAS em classes comuns do ensino regular

Educação e Diversidade = Direito Humano