Descrição da imagem- prato branco com 5 camarões VG grelhados e espaguete ao alho e óleo.
Descrição da imagem- prato branco com 5 camarões VG grelhados e espaguete ao alho e óleo.

Por Patricia Almeida

Continuando meu périplo por um restaurante acessível no último domingo, pensamos e não lembramos de nenhum restaurante próximo que desse pra ir a pé. Resolvemos pegar um taxi pra testar o Chez L’Ami Martin, que minha tia Sylvia tinha recomendado, no final do Leblon.

Chegando lá vimos que estava fechado, com uma tabuleta explicando que estavam em obras. Ao lado, um restaurante que já havia ouvido falar bem, Peixaria. Mas, surprise, surprise… três degraus de escada e nenhuma rampa!

Já pronta pra desistir, fui olhar de perto e vi que os degraus eram espaçados e o andador caberia. Consegui entrar e sentar. A cadeira era confortável e a mesa alta. Os funcionários, solícitos. Ótimo!

Instalados, pedimos uma recomendação e foi sugerido um carpaccio de atum. Estava divino, bem servido, quase marinado num bom azeite, e um toque de cebola e acompanhado de torradinhas transparentes e compridinhas com gostinho de alecrim. Nota 10!

De prato principal pedi um risoto de camarão e meu marido camarões com espaguete ao alho e óleo. Sempre fico com medo de pedir risoto em restaurantes em que vou pela primeira vez, pois é um prato difícil de acertar o ponto e eu sou super exigente pois adoro e sei fazer um belo risoto. Não raro me decepciono. Mas resolvi arriscar.

Antes que alguém comente, sim, já me disseram pra não comer camarão enquanto me recupero da cirurgia, mas como resistir? É o meu prato favorito e lembrem-se que eu estava em uma missão de indulgência. :)

Pois não é que tanto o risoto quanto o prato do meu marido estavam divinos! Ambos feito na hora, o risoto com camarões médios, preparado no caldo de camarões, o arroz arborio aldente, textura perfeita. E felizmente ninguém ofereceu pra colocar parmesão em cima! O espaguete ao alho e óleo fumegante, com umas lascas de alho dourado e os camarões enormes e suculentos. Comemos maravilhosamente!

Nada de muito excitante para sobremesa. Pedimos um crumble de maçã mas tinha acabado. Café e a conta.

Quando pedi pra ir ao banheiro… toim-oim-oim… era tão minúsculo que não cabia nem eu, que dirá o andador….

Pedi pra falar com o dono sobre a falta de acessibilidade e expliquei que ele podia comprar uma rampa móvel para a escada, mas o banheiro precisaria de uma obra. Não há necessidade de banheiro e feminino. Basta um banheiro grande e acessível, com espaço pra cadeira de rodas entrar, barras de transferência no vaso, pia baixa e porta-toalha de mão idem. Assessoria gratuita, porque a comida estava muito boa.

Espero que o restaurante melhore a acessibilidade pra receber uma merecida nota alta pelo sabor!

Peixaria – General San Martin, 1241, Leblon. Tel – 2259-7696

Acessibilidade – 2 – Dá pra entrar de andador, mas não de cadeira de rodas. O banheiro não é acessível.

Comida – 9 – Pratos excelentes. Sobremesas fracas.

Atendimento ao Cliente – 8 – foram educados e solícitos. Pediram desculpas pela falta de acessibilidade e disseram que vão procurar melhorar.

Média – 6,3