Crédito da foto: Paula Moreira Fotografia

Receber de forma cuidadosa a notícia de que seu filho nasceu ou nascerá com síndrome de Down é fundamental para que os pais fiquem mais tranquilos e possam tomar as medidas necessárias para o bem estar e o melhor desenvolvimento da criança. Por isso, o Movimento Down apresenta na próxima semana o programa “A hora da notícia”, de acolhimento a pais e orientação a profissionais de saúde que fazem o diagnóstico. O lançamento será realizado durante a 3ª Semana do Bebê Carioca, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

O programa “A hora da notícia” inclui a cartilha “Três Vivas para o Bebê!”, que traz relatos de outros pais e um livreto com a caderneta de vacinação especial e a curva de crescimento das crianças com síndrome de Down. Um grupo de famílias voluntárias será responsável pelo acolhimento a pais de crianças recém-nascidas com a síndrome no Rio de Janeiro. A iniciativa também conta com orientações para profissionais de saúde sobre a melhor forma de informar o diagnóstico. Todas as informações sobre o programa para os paispara os profissionais estão disponíveis aqui no portal Movimento Down gratuitamente.

Seu bebê nasceu com síndrome de Down? Clique aqui.
Vai dar a notícia que um bebê tem síndrome de Down ou foi diagnosticado no pré-natal? Clique aqui.

Realizada entre os dias 25 e 30 de agosto, a 3ª Semana do Bebê Carioca é uma mobilização para garantir os direitos de gestantes, mães e crianças de até seis anos de idade por meio de ações envolvendo governos, profissionais de saúde, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais e famílias. Este ano, a programação da iniciativa será compartilhada com a 2ª Semana da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O Movimento Down participará de uma mesa na segunda-feira (26/08) para apresentar o programa “A hora da notícia”. A psicóloga Debora Mascarenhas, coordenadora da iniciativa, fará uma apresentação no auditório Jorjão do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Na quinta-feira, a organização participa novamente da programação, desta vez em uma discussão sobre inclusão e educação no Museu da República.

A abertura da Semana será neste domingo (25/08), no Parque Madureira, a partir das 9h. Na programação, muitas brincadeiras e atrações para crianças e adultos, como o Marcos Frota Circo Show e a cantora Bia Bedran. No estande do Movimento Down no evento serão fornecidas informações importantes sobre cuidados de saúde e estimulação para crianças com síndrome de Down.

Serviço:
3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil
Data: 25/08 a 30/08
Para conferir a programação completa, clique aqui.

– See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/08/movimento-down-lanca-programa-de-acolhimento-a-pais-de-bebes-com-sindrome-de-down-na-3a-semana-do-bebe-carioca/#sthash.BJ0KIeee.dpuf