Mapa do Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, que avalia 5.565 municípios no país. A partir de 29 de julho, o material está disponível na Internet com tabelas, gráficos e mapas.

O documento, também conhecido como Atlas Brasil 2013, avalia e categoriza os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pela ótica do desenvolvimento humano. O material foi elaborado pelo PNUD, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP), a partir de informações do Censo de 2010.

Entre as novidades para esta edição, destaca-se a realização de oficinas com mais de 40 especialistas nacionais para discussão das metodologias mais pertinentes ao contexto brasileiro na composição das três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): saúde, educação e renda. As oficinas tomaram por base a metodologia utilizada para o cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano Global (IDH) — que também passou por uma atualização em 2010.

Segundo o PNUD, o Atlas é uma ferramenta de democratização das informações sobre os municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral. O estudo é composto por mais de 180 indicadores de variáveis socioeconômicas, que apoiam a análise do IDHM, partindo de temas como demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade.

Fonte: ONU Brasil

Leia também: