Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

Por João Eduardo Brasil Haas Gonçalves, do Grupo de Discussão sobre síndrome de Down

http://br.groups.yahoo.com/group/sindromededown/

Bom dia a todos.

Os ritmos de trabalho continuam intensos por aqui e participar das discussões tem sido uma experiência riquíssima para todos os presentes. O eixo EDUCAÇÃO reuniu um grande número de delegados e extrapolou em demasia o horário previsto para síntese das propostas. Participei diretamente do eixo TRABALHO e pude contribuir em diversas ocasiões para incluir também interesses de nosso segmento.

Existe um debate acalorado sobre “escolas especiais X escolas regulares”, são muitas discussões sobre o tema. Outros pontos polêmicos também dão um tom especial ao evento; os comentários gerais destacam a forma democrática como essas discussões têm acontecido: todos têm direito a expressar suas posições,
elas são discutidas exaustivamente e postas em votação em seguida. É fascinante perceber que o fruto de todo este trabalho servirá de subsídios para implementação das políticas públicas para os próximos anos.

Ontem nossa presidente Claudia Grabois gravou seu depoimento para uma produtora de vídeo que está resgatando a memória oral dos últimos cinco anos de luta do movimento das pessoas com deficiência no Brasil. Este material resultará em um documentário e um livro, acredito que será de grande valia como registro histórico.

Estamos na fase de discussão do texto final da conferência. Torçam por nós!!!

Um grande abraço,

João Eduardo

Terminamos nossa conferência num clima de paz e solidariedade. Muitas foram as propostas discutidas e aprovadas com a participação dos delegados(as) em todos os momentos.
Quero passar a vocês uma complementação informação que o João deixou ao final da mensagem “Ontem nossa presidente Claudia Grabois gravou seu depoimento para uma produtora de vídeo que está resgatando a memória oral dos últimos cinco anos de luta do movimento das pessoas com deficiência no Brasil. Este material resultará em um documentário e um livro, acredito que será de grande valia como registro histórico.”
A produtora a que ele se refere é uma contratação da CORDE que está
desenvolvendo junto a OEI um projeto de resgate da história, no Brasil, dos
movimentos de defesa de direitos das pessoas com deficiência. É um projeto
arrojado que prevê inclusive um museu virtual com documentos e imagens. Queremos preservar a nossa história, das pessoas que a fizeram e das instituições que colaboraram para que estivéssemos vivendo hoje esse momento democrático com a participação de todas as pessoas com deficiência, no eixo dos direitos humanos.
Estamos à disposição para outras informações.
Um Feliz Natal a todos.

Niusarete Lima

Coordenadora Geral Substituta

CORDE/SEDH/PR