Os interessados nos temas inclusão e diversidade já podem fazer download do livro Celebrando a Diversidade – Pessoas com Deficiência e Direito à Inclusão, publicado pelo site Planeta Educação, portal educacional da empresa Vitae Futurekids.

Basta clicar neste link para ler os 26 textos produzidos por uma equipe multidisciplinar, integrada por nomes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Na apresentação, é ressaltado que os autores são “especialistas em inúmeras áreas do conhecimento, com distintas profissões e diferentes cidadanias”. Muitos articulistas são pessoas com deficiência ou têm familiares com deficiência. Todos estão unidos na luta por um mundo mais justo e solidário.

A arquiteta Flavia Boni Licht, uma das organizadoras da obra, juntamente com a jornalista Nubia Silveira, afirma que “a construção de uma sociedade efetivamente democrática e solidária não exclui ninguém por suas deficiências”. Ao contrário, diz Flavia, autora do artigo Acessibilidade e Cultura: Por que sim? Por que não?, “inclui a todos e a cada um por suas capacidades”.

Celebrando a Diversidade pretende contribuir com o debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência, por meio da sensibilização da sociedade, buscando mudar o modo de pensar da população e a eliminação de práticas discriminatórias.

Celebrando a Diversidade está dividido em 11 capítulos:

Pela discussão de paradigmas, Pela defesa da cidadania, Pela atuação na sociedade, Pela educação para todos, Pela disseminação da informação, Pela inserção no trabalho, Pela elaboração de leis e normas técnicas, Pelo desenvolvimento de novas tecnologias, Pela expressão na cultura, no turismo e no lazer, Pelo uso dos espaços e Pelo papel da universidade na formação dos novos profissionais.

Os autores desses artigos são:

Adriane Giugni da Silva, Alice Brasileiro, Anile Carruyo, Claudia Sanchez, Cristina Velarte, Cristiane Rose Duarte, Dinah Bromberg de Gonzalez, Eduardo Alvarez, Eduardo Joly, Enrique Rovira-Beleta Cuyás, Ethel Rosenfeld, Fábio Adiron, Fábio Meirelles, Flavia Boni Licht, Gildo Magalhães dos Santos, Isabel Loureiro Maior, José Antonio Borges, José Antonio Juncá Ubierna, José Antonio Lanchoti, Luciane Tabbal, Luiz Enrique López Cardiel, Maria Beatriz Barbosa, Maria de Mello, Marta Gil, Miren Elorriaga, Regina Cohen, Rita de Cássia Tenório Mendonça, Rosane Weber Licht, Silvana Serafino Cambiaghi, Silvia Coriat e Verônica Camisão.

O livro foi desenvolvido em São Paulo, no ano de 2010.