Inscrições abertas para o Prêmio Direitos Humanos 2012

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) abre inscrições para a edição 2012 do Prêmio Direitos Humanos. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer pessoas físicas e jurídicas que se destacam na promoção e na defesa dos direitos humanos.
Segundo o regulamento, o prêmio possui 15 categorias, sendo uma delas para defensores de direitos humanos de forma geral e as demais temáticas.
A categoria para defensores de direitos humanos é intitulada Dorothy Stang, em homenagem à missionária norte-americana e naturalizada brasileira, que foi assassinada em 2005 na cidade de Altamira (PA).
As categorias temáticas são educação em direitos humanos; mídia e direitos humanos; centros de referência em direitos humanos; garantia dos direitos da população em situação de rua; enfrentamento à violência; enfrentamento à tortura; defesa do direito à memória e à verdade; diversidade religiosa; garantia dos direitos da população LGBT — lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; Santa Quitéria do Maranhão — dedicada à erradicação do subregistro de nascimento; erradicação do trabalho escravo; garantia dos direitos da criança e do adolescente; garantia dos direitos da pessoa idosa; e garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
O processo seletivo será conduzido por comissão de julgamento composta por personalidades com reconhecimento notório pelos serviços prestados à causa dos direitos humanos.
Entre os critérios de seleção estão o histórico de atuação na área de direitos humanos, o desenvolvimento de ações relevantes no período de 2009 a 2012 e a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema. Também serão consideradas a importância do trabalho realizado, a diversidade de temas e públicos tratados e a diversidade regional brasileira.
Cada categoria terá dois vencedores, sendo uma pessoa física e uma pessoa jurídica. Os escolhidos receberão diploma e uma obra de arte.
A premiação também prevê uma homenagem à pessoa física ou jurídica que tenha se destacado na promoção e defesa dos direitos humanos por indicação da SDH/PR.
Os interessados sugerir nomes de pessoas ou instituições para concorrer ao prêmio têm até 30 de setembro para preencher a ficha de inscrição disponível neste link. A ficha deve ser enviada para o e-mail premio@sdh.gov.br . Não serão aceitas autoindicações.
Deixe uma resposta