Crianças brincando no chão

Ação: Lar da Criança
Objetivo: Creche
Cidade: Salvador – BA
Como ajudar: www.lardacrianca.org
Saiba mais em A Vida É Uma Viagem

O Lar da Criança é uma casa, cheia de sonhos, cheia de carinho, cheia de amor, cheia de crianças que moram aqui por não terem pais, por terem sido abandonadas, por ter sofrido algum tipo de risco social e pessoal ou por ser vítima de maus tratos.

As crianças chegam através do Juizado da Infância e Juventude ou Conselho Tutelar. Elas encontram proteção, recebem amor, educação, alimentação, medicamentos (quando necessario), e com a ajuda de pessoas amigas, também recebem assistência médica, assistência psicológica, assistência pedagógica e muito carinho.

Quando a família perde o pátrio poder sobre a criança, a mesma tem direito a uma família substituta. Caso isso não ocorra elas permanecem até completarem 18 anos, e são preparados para uma vida adulta e independente.

É realizado um trabalho pedagógico e de acompanhamento do desenvolvimento destas sendo que há um esforço por parte da entidade em conseguir pais adotivos para os menores e, enquanto estes permanecem na ONG, estudam normalmente, convivem na entidade e os mais velhos realizam atividades junto à instituição.

O Lar da Criança não pretende fazer divulgação através de faixas ou placas de sinalização, pois, segundo as normas da instituição, a intenção é que as crianças que residem no local sintam-se como nas suas próprias casas.

O regime dos meninos e meninas que abrigam à instituição funciona a todo o momento. No turno em que não estão na escola, às crianças realizam suas atividades escolares na ONG com o auxílio de voluntários, que oferecem banca estudantil além de realizarem atividades recreativas, sempre supervisionadas pelas babás, também voluntárias.

Com relação à educação, o Lar da Criança trabalha com escolas públicas de Salvador, em parceria, de forma que as crianças possam cursar o ensino básico e, se preciso, o ensino fundamental. Os órfãos que já atingiram a idade escolar são matriculados na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, na localidade de Luis Anselmo.

Iraci, a presidente da instituição, nos contou sobre alguns pré conceitos na adoção. Um deles foi contra um garoto que foi devolvido 2 vezes por constar em seu relatório que ele tinha o vírus HIV. Comovida pela rejeição, Iraci resolveu adotá-lo. Passados 2 anos, a família descobriu que ele não tinha mais nenhum vírus e hoje vivem felizes e saudáveis.

Saibam mais e como ajudar:

www.lardacrianca.org
Rua Arthur D’Almeida Couto, 72 – Vila Laura Salvador – BA, 40270-100
(0xx)71 3244-3795