Flyer do ciclo de debates - texto transcrito a seguir

A Prefeitura Municipal de Farroupilha, através das Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Assistência Social e Cidadania, promove em parceria com o curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) o Ciclo de Debates sobre Inclusão 2012 nos dias 4 e 25 de agosto, 5 de setembro, 2 de outubro e 5 de novembro, no auditório do CESF (Rua 14 de Julho, 339).

Direcionado em especial a professores, profissionais e estudantes das áreas da educação, saúde e assistência social, além de pais e cuidadores, os debates são abertos a toda a comunidade e interessados no tema.

O objetivo é capacitar pais, cuidadores e educadores para trabalhar com os desafios da inclusão de crianças e jovens especiais no ambiente educacional. Para isso foram recrutados profissionais especializados em temas como Autismo, Musicoterapia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Pedagogia, Música e Distúrbios da Comunicação.

São 270 vagas para cada encontro e não há necessidade de inscrição. A participação em cada dia dá direito a quatro horas de certificação. O registro de presença será efetivado na data de cada encontro e o evento é gratuito.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, através do fone 3261.6935 e no CESF, pelo número 3268.2288.

Confira a programação completa:

04/08/2012 – Sábado – 8h 30min

Inclusão: como conviver com as diferenças no dia a dia na escola

Palestrante: Luciane Zabtosky – Pedagoga, Especialista no atendimento aos transtornos do desenvolvimento na infância.

25/08/2012 – Sábado – 8h 30min

Mesa redonda: Inclusão social e escolar

Palestrantes: Débora Haupt – Professora de Língua Espanhola licenciada em Letras Espanhol

e Alexandre Batisti – Músico, Professor de violão, acordeão e gaita. Integrante do Grupo Paiol.

05/09/2012 – Quarta-feira – 19h 30min

Problemas do desenvolvimento que interferem na inclusão escolar

Palestrante: Zulema Garcia Yañes – Fonoaudióloga, psicomotricista, especialista em Educação Psicomotora, professora no Centro Lydia Coriat de Porto Alegre.

02/10/2012 – Terça-feira

Autismo: reflexões e possibilidades

Palestrante: Carla Guterres Graña – Fonoaudióloga e psicanalista, Mestre em distúrbios da Comunicação com ênfase na psicanálise, linguagem, distúrbios da comunicação, autismo e psicose infantil.

05/11/2012 – Segunda-feira

Musicoterapia na inclusão escolar

Palestrante: Maria Carolina Grazziotin Brites – Musicoterapeuta, formada pelo Instituto Superior de Música – Faculdade EST de São Leopoldo. Musicoterapeuta e proprietária de Escola de música – Farroupilha – RS.