Logotipo do Movimento Down, letras em cinza e espiral em uva acima do nome.Conquistar o primeiro emprego é, para muitos jovens, um marco importante na passagem rumo à vida adulta. Com a adoção de políticas inclusivas, é cada vez maior o número de brasileiros com síndrome de Down que têm a oportunidade de viver esse momento marcante e conseguem ocupar um lugar no mercado de trabalho.
Em seu quarto mês de existência, o Movimento Down destaca exemplos bem-sucedidos de profissionais que conquistaram autoestima e independência através do emprego, como é o caso de Sandra Landsberg, que faz parte do quadro de atendentes de uma rede de drogarias no Rio de Janeiro, e Noelia Garella, professora de educação infantil na Argentina.
A inclusão no mercado de trabalho também é um dos temas abordados por dois importantes eventos que acontecerão no mês de agosto: o 3º Fórum Internacional Síndrome de Down e o 11º Congresso Mundial sobre Síndrome de Down (WDSC 2012).
O Movimento Down estará presente em ambos – aliás, no Congresso Internacional, que será realizado na África do Sul, nosso Coordenador de Conteúdo Acessível, Breno Viola, participará de uma discussão sobre os direitos das pessoas com síndrome de Down e a importância da autodefesa.
No próximo mês, o nosso portal trará a cobertura das principais discussões que acontecerão nos dois eventos. Além disso, estamos preparando mais reportagens sobre boas práticas de empresas que empregam pessoas com deficiência. Contamos com você para espalhar essa mensagem por aí: é possível construir uma sociedade mais inclusiva em todos os espaços, inclusive no ambiente de trabalho.
Uma novidade tem agitado a nossa página no Facebook. Após recebermos muitas fotos lindas de pessoas com síndrome de Down em nosso mural, decidimos fazer uma homenagem. Agora, escolhemos sempre uma foto postada pelos fãs do Movimento Down para ser a nossa imagem do perfil. Além disso, publicamos também um pouquinho da história de quem aparece nas fotos: já teve recifense vestida para a festa junina, brasiliense de sorriso aberto e até uma linda mocinha fantasiada! Quer participar também? É só curtir a nossa páginae enviar uma foto através do mural ou de uma mensagem.
A promoção “O Livro de Julieta” foi um sucesso! Recebemos diversos relatos emocionantes e a nossa comissão julgadora, formada por quatro mães com filhos com síndrome de Down, teve dificuldades para escolher os 16 vencedores. São eles: Bernadeth Cupello, Cintia Bedin, Erika Katayama, Fernando Reiff, Francimara Torres, Ivanise Vitale, Juliana Guimarães, Kismara Saldanha, Lilian Lellis Lopes, Lisabeth Arruda, Lizandra da Costa, Marcel Pesah, Márcia Flóes, Marilene dos Santos Luís Rosane Pimenta, Vovó Cata. Os depoimentos estão no nosso site, confira neste link.
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Colorado descobriram uma droga que aumenta a função de memória em pacientes com síndrome de Down, um marco importante no tratamento desta ocorrência genética que poderia melhorar sua qualidade de vida. Saiba mais
A exposição Miradas del Alma, com 51 trabalhos de artistas da Escola Mexicana de Arte Down, está em cartaz até dia 26 de agosto no Centro Cultural São Paulo (CCSP), em São Paulo. A mostra, que reúne pinturas, gravuras e litogravuras, já percorreu 38 cidades ao redor do mundo.Saiba mais
Um software pioneiro no Brasil pode ajudar na alfabetização de milhares de adultos com deficiência intelectual e inclusão deste público nas redes sociais na internet. Batizado de Projeto Participar, o programa foi desenvolvido por Tiago Galvão e Renato Domingues, da UnB. Saiba mais