Alexandre diante da escola
Foto: Iara Xavier/Caçadores de Bons Exemplos

Ação: Vila-Escola Projeto de gente
Objetivo: dar possibilidade de crianças se conhecerem e respeitar a si próprias
Cidade: Cumuruxatiba – BA
Como ajudar: www.vila-escolaprojetodegente.com.br
Saiba mais em http://www.avidaeumaviagem.com.br/blog/projeto-de-gente/

Amamos conhecer o Alexandre que nos contou sobre o projeto e nos encantou com sua energia.

“O Projeto de Gente tem como missão criar um campo de atendimento e real atenção, respeito e cuidado a crianças e jovens. Os corações e mentes de nossos trabalhadores estarão, permanentemente, abertos para ouvir os sinais que expressam um mistério que está inscrito em cada um de nós… “a particularidade que você sente que é você.” (J. Hillman).

Abaixo segue uma breve história da Vila-Escola Projeto de Gente, contada por nosso amigo Alexandre. Um ser humano que amamos conhecer e compartilhar nossas experiências.

“Em 2002 um grupo de amigos se reuniu para conversar sobre um certo ponto de vista ligado à saúde. Podemos resumir este tema do seguinte modo: muito se diz, e se comprova, que nosso organismo – por exemplo, o sistema imunológico – funciona melhor quando estamos bem conosco, respeitados em nossos anseios. Porém, muito se diz mas pouco se faz para que esta constatação seja, de fato, vivida. Mais grave, desde a mais pequena infância somos, via de regra, convidados a esquecer nossos próprios anseios para corresponder a outros anseios ditados por outras pessoas. Vale dizer, somos convidados a adoecer.

Deste encontro resultou uma proposta de trabalho.

No ano de 2007 iniciou-se, na Vila de Cumuruxatiba, sul da Bahia, um trabalho voltado para crianças e jovens. Era o Projeto de Gente, um espaço que sempre pretendeu – e sempre pretenderá – ser um ”campo adequado para que suas crianças tenham a mais ampla possibilidade de conhecer e respeitar a si próprias”.Somos seguros de que pessoas que conhecem e respeitam a si mesmas têm mais possibilidade de respeitar aos outros.

O pessoal do Projeto de Gente também considera que uma estrutura democrática é a mais adequada para ajudar na caminhada em direção à meta pretendida.Assim, semanalmente, acontecem encontros– a roda – abertos a todos os participantes da comunidade escolar, onde são debatidos temas de interesse do trabalho, sua gestão e rotina. Alia livre manifestação e o voto são direitos de todos, sem distinção de idade, cargo ou função.

Em 2011: ao longo de 3 anos de atividades algumas constatações tornaram-se bem nítidas:
(1) a imensa falta de costume dos meninos e meninas serem, ou se sentirem, ouvidos – o que se evidenciava na sua postura, tímida ou desinteressada, às vezes agressiva, durante as rodas;
(2) o descrédito deles quanto à possibilidade de serem ouvidos;
(3) a falta de hábito de participar de decisões que dizem respeito a elas mesmas;
(4) a dificuldade dos adultos ouvirem – e considerarem – as crianças;
(5), por conta de diversas circunstâncias, havia uma grande flutuabilidade na presença das crianças no cotidiano do trabalho. Esta flutuabilidade dificultava sobremodo a dinâmica democrática que exige, acima de tudo, participação dos envolvidos. Além disto, nos demos conta de que o foco primordial do trabalho – a atenta observação do processo de individuação, isto é, a caminhada de cada um ao encontro de si mesmo – também ficava muito prejudicada.

Depois de muita conversa entre todos foiproposta uma reorganização do Projeto. Foi assim, amigos, que germinou e brotou a Vila-Escola Projeto de Gente: uma experiência de educação comunitária, onde a democracia é exercida cotidianamente;onde vivencia-se uma prática pedagógica em que os estudantes definem, junto com seus educadores, uma trajetória de aprendizado, apoiada em seus interesses – os Projetos de Saber –; e onde temos a oportunidade de acompanhar a jornada de cada um dos meninos e meninas em direção à, como disse James Hillman,“particularidade que você sente que é você”, vale dizer, o projeto de gente que cada um traz, misteriosamente presente, dentro de si e que merece – precisa – ser (re)conhecido, livremente desenvolvido e, deste modo, integrado à rede da vida.”

Saibam mais e como ajudar em:
www.vila-escolaprojetodegente.com.br
projetodegente@hotmail.com

Cumuruxatiba – Prado – BA

Telefone:
Alexandre Luiz Andrade Cavalcanti
(73) 8835-7337

Marcio França
(21) 2227.3117
(21) 9612.8586

João Mattos
(21) 2286.5331
(21) 8869.5331