Logo da Rio+20 - Papagaio colorido no meio da expressão Rio+20, em azul, Crescer, Incluir, Proteger, abaixo, em cinza.Informo diretamente da Rio+20 que a Rede Latino-Americana de ONGs de Pessoas com Deficiência e suas Famílias – RIADIS e a Aliança Internacional de Deficiência (IDA) e a Parceria Global de Desenvolvimento e Deficiência (GPDD), enviamos 2 documentos sobre Deficiência e Desenvolvimento Sustentável para a ONU, em outubro passado para tentar incluir referencias às pessoas com deficiência no documento final da Conferência Rio+20: O Futuro que Queremos. Agradecemos a atuação dos Estados Partes amigos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e da equipe de IDA que trabalharam no monitoramento das negociações do documento final que resulta, até agora na inclusão de 5 referências a este campo especifico.

Gostariámos de ter avançado um pouco mais, com referências mais fortes, mas consideramos um avanço estas menções pontuais, diferente do Documento da Rio 92, onde as pessoas com deficiência estiveram ausentes.

No entanto, resta uma preocupação, que ainda não pudemos confirmar sobre a retirada da menção a pessoas com deficiência no Parágrafo 229 do Documento, relativo a Educação.

Aproveito para solicitar a Secretaria da CDPD, que por favor, verifique esta informação que nos deixa preocupados, uma vez que a área de educação é um tema fundamental para que as

Regina Atalla

Presidenta RIADIS