Dedo de criança tocando tela de iPad onde aparece uma imagem de um gramado, céu azul e sol.Por Patricia Almeida

Desde que foi lançado em 2011, o iPad (e outros tablets) vem mostrando que tem mil e uma utilidades. Como mãe de uma criança com síndrome de Down, comprei o iPad 1 logo que saiu pois conhecia o programa Proloquo2Go, usado para comunicação, e achava que minha filha poderia se beneficiar dele.

Até hoje a Amanda, que tem 7 anos, não usou o Proloquo2Go para se comunicar – nem os outros mais de 10 aplicativos de comunicação que baixei, mas o iPad serve para inúmeras outras coisas. Além de poder ser usado como brinquedo para passar o tempo, várias habilidades podem ser densenvolvidas e cada vez mais aparecem aplicativos novos.

Infelizmente a grande maioria dos aplicativos (apps) é em inglês. Há poucos em português, e a maior parte é bem fraquinha. Mas com o tempo e a popularização do iPad no Brasil certamente muitos outros aparecerão, sejam traduzidos ou originais

Preparei abaixo uma lista dos apps em português que conheço. Peço que vocês também mandem suas dicas no campo para comentários para termos uma relação de aplicativos que nossas crianças possam usar.

Em português

Coleção Galinha Pintadinha:

Turma da Galinha – Podem ser baixados os clipes de músicas infantis conhecidas da Galinha Pintadinha. É uma boa atividade porque junto com a música aparece a letra, em caixa alta, e uma bolinha seguindo as palavras para a criança acompanhar. Os clipes são baixados individualmente e cada um custa 0.99. Desenvolve a memória, linguagem e leitura.

Escolinha – Aprenda sobre formas, números e letras, com jogos e vídeos – desenvolve coordenação motora e conhecimento.

PoChickenPo – Jogo de coordenação. Ao clicar nas galinhas ou mover o iPad as galinhas fazem sons e ações.

Quem com o que? – Associação e coordenação motora – Arrastar a comida para cada animal.

Genius Galinha – Lembra do Genius? As galinhas fazem sons e o jogador tem que tocar para repetir, a sequência. Nível baby, Kids, Fácil e Difícil. O nível baby e só para tocar nas galinhas e brincar. Atenção, coordenação e memória.

Letras – Para aprender o alfabeto. No modo aprenda a criança aperta em teclas com as letras e uma voz fala a letra. Quando ela torna a apertar aparece uma figura que comece com a letra. No modo pratique aparecem 6 letras em círculo e uma interrogação no meio e uma voz diz para a criança procurar determinada letra.

ABC da Abelinha – Para treinar escrever com letra bastão ou cursiva. Achei o visual elaborado demais, chegando a ser confuso e com comandos difíceis para crianças que ainda estão aprendendo as letras.

ABC Palavras – É preciso escolher o português nas ferramentas. A criança tem que formar palavras de acordo com a figura a partir de letras embaralhadas. Pode escolher letras maiúsculas ou minúsculas e ver a sobra da letra ou não.

Qual é a Letra? – Tem 5 graus de dificuldade. A criança deve descobrir com que letra começa a palavra que aparece. Em seguida aparecem todas as letras da palavra.

Números – Para aprender os números de 1 a 10. No modo aprendendo a criança toca na tecla com o número e surge um número grande e uma voz que diz o número. Em localizando, a criança deve identificar o número pedido verbalmente entre 6 opções. Na opção contando, a criança aperta o sinal de + e vai aparecendo cada vez mais um número e uma voz que vai contando. Caso aparte a tecla menos, fica um número a menos.

Jogo das Bolinhas – Um canhão controlado pela criança com o dedo, precisa estourar bolinhas coloridas.

Qual é? – Novamente formas, cores, letras e números para serem identificados. Uma voz pergunta – Qual é o oval? a criança acerta e vozes de crianças comemoram.

LicketySplit – Tem uma opção para o português. É uma espécie de cronômetro, programável. A criança tem x minutos para arrumar o quarto, escovar os dentes, etc O sotaque é de Portugal.

O Circo Mágico do Bita – Bita é um mágico que é dono do circo. Cada personagem do circo tem uma descrição e uma brincadeira.

ABC do Bita – Aparecem as letras do alfabeto e quando se clica sai o nome, a imagem e uma voz falando a palavra que começa com a letra. Pode-se escolher com música ou sem, com voz ou sem. No final do alfabeto tem um quebra-cabeça.

Livros

Quem soltou o Pum? – História de um cão e seu dono. Pode-se escolher com ou sem narração. Tocando na tela os desenhos se mexem e fazem barulho.

Coleção Manati – Tem dois livros e um jogo. Chapeuzinho, 3 Porquinhos e ABC Curumin. Os livros são ótimos. Pode-se escolher a voz da vovó, do lobo ou gravar sua própria voz pra contar a história da Chapeuzinho. Tem música e atividades como quebra-cabeça, memória e cenas para colorir. Na minha opinião o único defeito dos livros é que não traz a história escrita nas páginas, só é contada. O ABC Curumin traz o abecedário, onde quando uma letra é tocada, aparecem palavras correspondentes com desenhos. Na opção brincar é possível corresponder palavras e escrever com sílabas (que são muito pequenas, ficando difícil para os dedinhos menos experientes).

Historinhas – São historias tradicionais lidas em português. A criança pode ir passando a página. Nao há texto, so imagem e uma voz que lê. Não achei muito boa a leitura em português. Atualmente disponíveis: A Cigarra e a Formiga, Chapeuzinho Vermelho, A Lebre e a Tartaruga e O Patinho Feio, cada uma a um custo de 0,99

Vocabulário

My World Portuguese for Ipad – Aparecem desenhos com nomes de animais, frutas, partes do corpo… que são ouvidos quando tocados.

My First Words in Portuguese – Também de vocabulário

Play to Learn Portuguese – O mais completo de vocabulário. Pode-se escolher português do Brasil ou de Portugal. Partes do corpo, da casa, família, roupas, animais, meios de transporte, etc As palavras podem aparecer escritas ou só faladas quando se toca na imagem.

Comunicação

O pai de uma criança com paralisia cerebral desenvolveu um aplicativo em português para ajudar a filha. É o LiVox. Assista ao vídeo.

http://www.ipodschool.com/2012/04/dica-de-aplicativo-para-pessoas-especiais-livox-destinado-para-pacientes-com-problemas-de-comunicacao/

Espero que seu filho se divirta aprendendo com essas dicas. Mande o aplicativo preferido de seu filho pra nossa lista.

PS – Recomendo proteger a tela do iPad que vai ser usado por crianças com um filme adesivo e também mantê-lo sempre em uma capa bem resistente. A Otter Box aguenta qualquer tranco!