Campanha Nacional pelo Direito à Educação - um livro e aves saindo dentro dele

Ações destacam a importância da educação infantil por meio de audiências públicas, aulas lúdicas e seminários direcionados aos mais diversos públicos.

Com o tema “Educação Infantil – Direito da criança, dever do Estado, justiça social”, a Semana de Ação Mundial (SAM) deste ano teve início neste domingo, dia 20, e ocorrerá em 22 Estados, além do Distrito Federal, até o próximo dia 27 de maio. Associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais de educação, escolas, creches e organizações n&˜o-governamentais espalhadas em mais de 130 municípios promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo diversos atores ligados à educação infantil no país.

Devido ao mote, nesta 10ª edição, a SAM 2012 acontece em paralelo à Semana Mundial do Brincar, iniciativa realizada pela Aliança pela Infância. Vale lembrar que brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças e contribui para sua aprendizagem.

Para a dirigente do MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil), Rosilene Quaresma, “esta iniciativa representa uma luta realizada conjuntamente, pois a SAM congrega diversas instituições, movimentos sociais, que aproveitam essa ação para fazer atividades em seus estados e municípios”. Segundo ela, que também é especialista em educação e problemas regionais, a SAM é um ótimo momento para se discutir políticas públicas para a educação infantil. “Os maiores gargalos da educação infantil, hoje, são o financiamento, formação dos profissionais, as diferenças culturais de atendimento voltado à educação infantil do campo e a avaliação na educação infantil que, no Brasil, é mal entendida, pois em alguns locais essas avaliações acabam não respeitando o tempo da infância, aligeirando a criança para o ensino fundamental”, explica a pesquisadora.

Ação Nacional A fim de promover uma discussão ampla sobre o tema, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e instituições parceiras estão organizando um Ato Público Lúdico com o tema “Direito à educação infantil é coisa séria!”, que acontecerá em Brasília, com a participação de educadores, crianças, especialistas da área, parlamentares e outras autoridades públicas.

Na ocasião, os organizadores entregarão às autoridades uma carta com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 18,4% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos e 81,3% das crianças de 4 a 6 anos têm acesso à educação infantil. Porém, recortes de renda, campo, cidade e regiões do Brasil revelam o quanto essa média esconde desigualdades ainda maiores. A data do Ato será divulgada em breve.

Desde março deste ano, a Campanha vem articulando e organizando creches, pré-escolas, universidades, conselhos, fóruns de educação infantil, sindicatos, associação de pais e moradores, fundações religiosas e demais instituições a participarem da SAM 2012. Todas as instituições inscritas receberam kits com cartazes, folders e manual de orientação para subsidiar a reflexão e desenvolver atividades locais sobre o tema.

O que é a Semana?A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Site: www.campanhaeducacao.org.br
Email: sam@campanhaeducacao.org.br
Tel.: (11) 3159-1243 (fixo Embratel) e (11) 8156-0246 (TIM)
Skype: campanhaeducacaobrasil

Atendimento à imprensa – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Jéssica Moreira
E-mail: jessica@campanhaeducacao.org.br
Tel.: (11) 3159-1243 / (11) 8793.7711