21 de março - Logo do Dia Internacional da Síndrome de Down - Sonhe Alto o bastante.O Brasil apresentou projeto de resolução para que o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3, seja reconhecido nas Nações Unidas. A delegação brasileira junto à ONU espera que a proposta A/C.3/66/L27 receba apoio de outros países patrocinadores. O projeto deverá ser votado nas prõxima semanas na terceira Comissão da ONU, que trata de assuntos humanitários.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, com o objetivo de contribuir para conscientização da população e para formar cidadãos com síndrome de Down auto-determinados, produtivos, incluídos na sociedade, com melhor qualidade de vida.

A data foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3/21), o que faz alusão aos 3 cromossomos número 21 que as pessoas com síndrome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e foi defendida em 2005 no Congresso Internacional de Síndrome de Down em Mallorca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006.

No Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado desde 2006. O senador Lindbergh Farias apresentou projeto de lei este ano (PLS 377-2011) para que ele se torne data oficial no país.

Fonte – Inclusive