Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva
Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, por Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 17, n. spe1, Ago. 2011.
RESUMO/ABSTRACT
Este artigo propõe-se a apresentar análises de alguns elementos que contribuem para a constituição da Educação Especial brasileira como uma política pública, dando especial foco à formulação do que tem sido denominada de política de educação especial na perspectiva inclusiva ou educação inclusiva. Para tanto, o texto é construído a partir da configuração de dois aspectos distintos, mas intimamente interligados. O primeiro refere-se ao papel do Governo brasileiro na história da educação destinada às pessoas com deficiências no Brasil. O segundo diz respeito às relações entre as políticas nacionais no campo da Educação e os acordos e compromissos internacionais. Conclui ressaltando a importância dos diferentes setores da sociedade nos embates atuais para a formulação de uma política de educação brasileira, que incorpore, de fato, toda a população.
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