Inclusive - alunos fazendo arte e pinturas no chão. A Secretaria de Educação de Guarulhos lançou na última segunda-feira [26] o livro “Educação Inclusiva – História, Concepções e Políticas Públicas”. A publicação é parte da coleção do Projeto Político-Pedagógico da Rede Municipal de Educação, que já editou outros dois livros: ‘Quadro de Saberes Necessários’ [QSN] e ‘Formação Permanente’.

O livro foi lançado durante o “Seminário de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade”, evento que aconteceu no Adamastor – Centro [Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo], com a participação de 25 cidades. O seminário foi realizado numa parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI do Ministério da Educação MEC.

Durante o lançamento, o secretário de Educação, Moacir de Souza ressaltou que a publicação deveria ser comemorada. “Temos que garantir que todas as crianças tenham os mesmos direitos de acessar os equipamentos públicos”, afirmou.

Algumas educadoras que começaram a trabalhar o tema da inclusão em Guarulhos na década de 1970 foram homenageadas durante o lançamento do livro. São elas: Ana Maria Cavazanim Xavier, Maria Helenita Gouvêa e Valéria Catandi Lermi de Freitas.

Fonte: Pref. Mun. de Guarulhos