Capa do livro Por que Heloisa? Ilustracao de um mago, um homem, uma mulher e um jovem em torno do berco onde esta uma bebe de cabelo azul.

Será lançado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o curta-metragem em animação “Por Que Heloisa?”. Uma adaptação do livro homônimo, escrito por Cristiana Soares, que conta a história de uma menina com paralisia cerebral.

Como é nascer e viver em um mundo onde a diversidade é tão pouco valorizada? O livro “Por que Heloísa?” narra a primeira infância de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, suas relações familiares e o início de sua vida escolar. O curta-metragem dá continuidade à trajetória de Heloísa a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. Ambos são baseados em fatos reais. E, para se somar à legitimidade dessa história, o documentário “Todos com Todos” registra experiências inclusivas de crianças com deficiência em escolas comuns das redes pública e privada. O projeto transmidiático “Por que Heloísa?” foi concebido com a intenção de gerar a reflexão coletiva. Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para TODOS?

O curta-metragem em animação apresenta recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual, foi produzido respectivamente com Libras e audiodescrição, e contará com um DVD que possui o registro documental de experiências inclusivas.

O lançamento do curta-metragem é aberto a todos, crianças e adultos, que idealizam, buscam e trabalham para que a Educação Inclusiva seja uma realidade, para que a sociedade seja efetivamente inclusiva . Será na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 14h00. Uma boa pedida para crianças e adultos na tarde do feriado.

Autora: Cristiana Soares

Ilustrações do livro: Ivan Zigg

Editora do livro: Companhia da Letrinhas

Ilustrações e direção do curta-metragem: Ari Nicolosi

Roteiro do curta-metragem: Cristiana Soares e Carolina Ziskind

Direção de arte do curta-metragem: Camila Carrossine

Música do curta-metragem: Hélio Ziskind

Concepção e argumento do documentário: Cristiana Soares

Direção do documentário: Marcos Del Fiol

Produção do curta-metragem / documentário / audiobook: Conteúdos Diversos

Realização do curta-metragem / documentário / audiobook: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e TV Cultura de São Paulo

SERVIÇO

“Por que Heloisa?” – Lançamento do curta-metragem e audiolivro

Quarta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças, às 14h00 horas
Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, ao lado da estação Barra Funda do Metrô e CPTM, São Paulo – SP – Entrada Franca.

Por que Heloisa? Curta no Facebook

Fonte: http://www.porqueheloisa.com e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo