Inclusive - imagem de morador de rua em praça urbana.Será realizado na quinta-feira (28) o 6º Seminário sobre População Adulta em Situação de Rua, com o tema “Pessoas que Moram nas Ruas: Cidadãos?”, realizado pelo Fórum Permanente sobre População Adulta de Rua do Rio de Janeiro. O seminário acontece na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a partir das 8 horas.

O evento terá uma roda de conversa entre pessoas que tem experiência de vida nas ruas e o assistente social Edvaldo Roberto, além de palestra com o tema: “A realidade da vida nas ruas e perspectivas no campo das políticas públicas”.

O seminário tem o apoio dos seguintes órgãos: Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro, Conselho Regional de Psicologia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Banco da Providência e Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos.

Comitê – Em março de 2010 foi implementado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No último dia 13 o comitê se reuniu para discutir o termo de adesão dos Estados e Municipios à Política Nacional.

O comitê é composto por representantes de nove ministérios e nove integrantes da sociedade civil e seus objetivos são elaborar e coordenar políticas públicas para este segmento da população.

A Política Nacional para a População em Situação de Rua tem o objetivo de assegurar o acesso dessas pessoas às políticas públicas de saúde, de educação, de previdência e assistência social, de trabalho, de renda, de moradia, de cultura, de esporte e de lazer, além de trabalhar em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na realização de pesquisas sobre a população em situação de rua. Esta Política é pautada, em primeiro lugar, pelo respeito à dignidade da pessoa humana.

Fonte: SDH