Homem em cadeira de rodas cruzando a faixa de pedestres em rua, entre outras pessoas.
Homem em cadeira de rodas cruzando a faixa de pedestres em rua, entre outras pessoas.

INSCRIÇÕES ABERTAS NO SITE DA CÂMARA

Estão abertas as inscrições para o Seminário Cidade Acessível, Cidade de Todos, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento, uma promoção do Legislativo Municipal, tem como objetivo a reflexão e o aprofundamento do debate quanto à problemática da acessibilidade e a falta de conservação das calçadas na cidade.

Conforme a presidente da Casa Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o encontro também servirá para que se tenha compreensão de que é necessário implementar políticas públicas que possibilite às pessoas, de forma geral, o direito de ir e vir e, em especial, as pessoas com deficiência. “Para estas trata-se da conquista de independência, autonomia e pleno desenvolvimento físico, mental, social e profissional, bem como a inclusão e participação em todos os aspectos da vida em comunidade”, salientou a vereadora.

O Seminário faz parte do debate sobre o Direito à Cidade, que integra o Plano de Gestão/2011 da Câmara Municipal de Porto Alegre, que visa à transformação das Leis em Direitos.

Inscrições disponíveis na página eletrônica www.camarapoa.rs.gov.br

Programação 04/07 – Segunda-feira  19h – Abertura oficial Atividade cultural  – Dança Tradicionalista – DTG Acergs Conferência Cidade Acessível Cidade de Todos  – Sociólogo Humberto Conceição Lippo Pinheiro

05/07 – Terça-feira  9h – Acessibilidade: do diagnóstico aos instrumentos para ordenar o passeio público Diagnóstico das Condições de Acessibilidade de POA – Prof. Dr. Mario Ferreira (PUCRS) Calçadas RJ – Arquiteta/UFRJ Regina Cohen Calçadas SP – Arquiteta/Prefeitura de SP Silvana Serafino Cambiaghi DEBATE

14h – Atividade Cultural Acergs/Músico (Harpa) – Daniel Uchoa

MESAS DE DEBATES 14h30min – Mesa 1 – Passeios Públicos de Porto Alegre: de casa à autonomia na cidade CREA – Arquiteta Belkis Moraes Ator – Clemente Viscaíno DEBATE 16h30min – Mesa 2 – Passeios Públicos de Porto Alegre: o que temos – o que queremos – Prefeitura Municipal/POA – Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social – Paulo Brum Ministério Público – Promotora de Justiça – Christianne Pilla Caminha Câmara Municipal/POA – Vereador Eng. Comasseto DEBATES e oficina para elaboração “Carta das Calçadas de Porto Alegre”

18h30min – Atividade cultural  – Mostra do Processo de Criação de Dança Contemporânea Integrada (participam pessoas com e sem deficiência juntas)

19h – DEBATE Políticas de Inclusão e Participação cultural Artista de Dança e Proponente do Espetáculo Perspectivas – Carla Vendramin Representante da SATED – Vinicius Caurio Secretaria Municipal da Cultura Rep. do COMDEPA Dilceu dos Santos Flores Junior FUNPROARTE – Alexandre Magalhães e Silva Produtor Especialista em Projetos Artísticos de Acessibilidade – Wagner Ferraz Educação Esp. e Educação Inclusiva – Vivian Missaglia Bailarina do Projeto Perspectivas – Artista de Dança – Julie Cleves Bailarina do Projeto Perspectivas – Artista de Dança de Natal (RN) – Mickaella Dantas Presidente da Câmara de Vereadores – Sofia Cavedon

21h – Carta da Cidade Acessível

06/07 – Quarta-feira 10h – Programação Especial – Intervenção em calçadas da cidade

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre