Radiotube - logo

Nada de fotos dos amigos, baladas ou viagens de férias. Na rede social Radiotube.org.br jovens têm encontro marcado para trocar idéias apenas sobre temas ligados à cidadania. Campanhas de incentivo à utilização da camisinha, materiais sobre direitos humanos e da pessoa com deficiência, reflexões sobre a comunicação democrática, combate à homofobia são alguns dos muitos temas postados diariamente.

O site tem intensa participação de jovens comunicadores e estudantes de jornalismo de todo o Brasil, um encontro da diversidade regional com diferentes sotaques. O Radiotube.org.br é a única rede social voltada exclusivamente para a cidadania. Vídeos, programas de rádio e textos têm espaço garantido para postagem, comentários e downloads. Lançado apenas para áudio e textos, o RadioTube acaba de incorporar o vídeo, recebendo inúmeras postagens. Também tem alimentado bons debates através de enquetes. A última, sobre homofobia, criou grande mobilização. No momento, os usuários dão opinião sobre a interferência de grupos religiosos na política nacional.

Os comunicadores utilizam o site como fonte de conteúdos para incluir nas suas programações. Eles baixam o material e utilizam na íntegra, o que é permitido através da licença do Creative Commons.  Fernanda Cristina, da Rádio Comunitária Alternativa FM, de Nazaré da Mata, Pernambuco, conta que já se habituou a colocar no ar o material postado no Radiotube: “Os materiais produzidos pelos companheiros do Radiotube são de suma importância aqui pra Rádio Alternativa FM porque têm temas muito interessantes em relação à cultura, questão de gênero e cidadania. E a gente sempre utiliza esses materiais em nossa programação.”

O RadioTube, criado pela ONG Criar Brasil, tem o patrocínio da Petrobras e se consolidou também como um espaço para divulgação de produtos de comunicação educativos produzidos por instituições da sociedade civil. Hoje já são mais de 100 entidades cadastradas que contribuem com novas postagens.