Vídeo para acabar com termo ofensivo chega a 500 mil hits

Um vídeo comparando o uso da palavra retardado a outros xingamentos a minorias está fazendo sucesso na TV, YouTube e mídias sociais nos Estados Unidos.
Com a participação das atrizes Lauren Potter e Jane Lynch, do popular seriado juvenil Glee, do canal de TV a cabo Fox, o filme chegou a mais 500 mil visualizações em poucas semanas.
Promovida pela organização americana Special Olympics, a campanha “R-word – Spread the word to end the word” (tradução aproximada – “Palavra que começa com R – Espalhe a ideia para acabar com essa palavra” ), foi lançada em 2008 e já realizou diversas ações para defender a erradicação do termo retardado usado como ofensa.
Assista o vídeo.
Tradução e descrição do filme.
Homem negro diz – “Não é admissível que me chamem de preto”.
Mulher hispânica diz – “Não é admissível que me chamem de cucaracha”.
Mulher oriental diz – “Que me chamem de china”.
Rapaz diz – “Que me chamem de boiola.”
Idoso diz – “Não é admissível que me chamem de judeuzinho”. (o termo “kike” não possui equivalente em português)
Atriz Lauren Potter, do seriado Glee, que tem síndrome de Down diz – “Não é admissível que me chamem de retardada, que você se chame ou chame seus amigos de retardados quando eles fazem alguma bobagem.”
Atriz Jane Lynch, a treinadora do seriado Glee diz – “Usar a palavra que começa com R é o mesmo que xingar qualquer minoria. Trate-a como tal. E não a use.”
Vários auto-defensores com deficiência intelectual e celebridades têm dado entrevistas e participado de programas para promover a ideia. Há outros vídeos da campanha no canal EndtheRword no YouTube.
http://www.youtube.com/user/EndtheRword#p/
No web-site do movimento há sugestões sobre o que fazer quando pessoas usam a palavra que começa com R à sua volta, e um modelo de cartão para distribuir àqueles que usam a palavra que começa com R.
http://www.r-word.org/r-word-what-can-I-do.aspx
Um manifesto recolheu mais de 200 mil assinaturas.
http://www.r-word.org/r-word-pledge.aspx
A página no Facebook chega a quase 130 mil seguidores.
https://www.facebook.com/EndtheWord
E mais de 7 mil no Twitter.
http://twitter.com/#!/endtheword
Histórico da campanha
2004
Atendendo ao apelo dos atletas dos jogos Special Olympics por mudança, é adotada uma resolução atualizando a terminologia usada pela organização de “retardo mental” para “deficiência intelectual”.
14 de agosto de 2008
Special Olympics e outras organizações ligadas à deficiência protestam contra o filme “Tropic Thunder (Tempestade Tropical),” da DreamWorks. Ativistas fazem manifestações contra o fimle em cinemas de Los Angeles, California, Washington D.C., New York City, Delaware, Massachusetts, Missouri e Texas. “Tropic Thunder,” supostamente uma sátira sobre atores de Hollywood actors e a indústria cinematográfica em geral, mostra cenas que promovem a ideia de que chamar os outros de retardado é engraçado.
2008
Special Olympics lança o website www.r-word.org para combater o uso inapropriado da palavra que começa com R como termo pejorativo.
Fevereiro de 2009
A campanha “Espalhe a ideia de acabar com essa palavra” é criada por jovens com e sem deficiência intelecual que participaram da Conferência Global de Jovens Ativistas durante as Olimpíadas Especiais de Inverno.
31 de março de 2009
Primeio dia anual de conscientização sobre a campanha.
Novembro de 2009
Lei de Rosa apresentada no Senado americano e defendida pelos senadores Barbara Mikulski (Democrata) e Mike Enzi (Republicano) para eliminar o termo “retardo mental” das leis federais.
Janeiro 2010
Best Buddies International (Melhores Amigos Internacional) se torna parceira do Special Olympics para apoiar e expandir a mensagem da campanha de respeito e inclusão para todas as pessoas entre sua rede de 1500 escolas ao redor do mundo.
3 de março de 2010
Segundo dia anual de conscientização. Mais de 500 eventos e 20 mil assinaturas recolhidas num único dia.
4 de março de 2010
Campanha alcança 200 mil assinaturas.
10 de março de 2010
Camiseta da campanha aparece no programa Scrubs, usada pelo personagem Turk (vivido por Donald Faison).
10 de abril de 2010
Projeto Unify do Special Olympics se alia ao TEEN TRUTH atingindo aproximadamente 200 mil alunos nos EUA.
26 de maio de 2010
Comissão do Senado aprova a Lei de Rosa e as palavras retardo-retardamento mental e retardado mental são banidas das leis federais dos EUA.
5 de agosto de 2010
Lei de Rosa é aprovada por unanimidade pelo Senado americano.
23 de setembro de 2010
Lei de Rosa é aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados americana.
5 de outubro de 2010
A lei de Rosa é assinada pelo Presiente Barack Obama e se torna lei federal. A lei retira os termos “retardo mental” e “retardado mental” das políticas federais de saúde, educação e trabalho e os substitue pelos termos “indivíduo com deficiência intelectual” e “deficiência intelectual.”
_________________________
Fonte: http://www.r-word.org/
Deixe uma resposta