Inclusive - alunos fazendo arte e pinturas no chão. A educação especial na perspectiva inclusiva é uma das áreas de maior investimento em formação continuada da Secretaria de Educação de Campina Grande em 2011. Várias atividades estão sendo desenvolvidas simultaneamente para ampliar e melhorar o atendimento aos alunos com deficiência nas escolas municipais. Uma das mais importantes é a formação que atende 48 docentes que atuam nas salas de recursos multifuncionais e que inclui palestras com especialistas e grupos de estudos e que se prolongará até o mês de dezembro. Outras iniciativas incluem cursos de especialização à distância e parcerias com instituições públicas e particulares da cidade.

A formação continuada para os educadores de atendimento educacional especializado foi iniciada no dia 25 de março e se prolongará até o dia 16 de dezembro, contando com a participação de 48 docentes das salas de recursos e técnicos que atuam em 48 núcleos da rede municipal. Num primeiro momento, os articuladores da área de educação especial da Secretaria de Educação estão convidando profissionais especializados em diversas áreas do atendimento de pessoas com deficiências para discutir com os educadores sobre a educação especial/inclusiva.

Ao mesmo tempo, os participantes da formação, que já são especialistas na área de atendimento educacional especializado, também realizam estudos e debates sobre os textos e os documentos que servirão de base para o próximo seminário de educação inclusiva da rede municipal de Campina Grande e dos municípios abrangidos por este pólo, previsto para acontecer em novembro, que terá como tema central “O que o professor tem haver com isso?”. A formação continuada também aberta à participação de educadores de outras Prefeituras paraibanas.

Os investimentos na formação continuada na Secretaria Municipal de Educação área de educação inclusiva também se estendem ao incentivo e apoio aos educadores que participam do curso de especialização à distância de atendimento educacional especializado da Universidade Federal do Ceará (UFC), do qual participam 26 educadores da rede municipal de Campina Grande.

Parcerias

As parcerias com instituições públicas e privadas também estão ajudando a melhorar o atendimento aos estudantes com deficiências. Um exemplo acontece no trabalho que o Instituto Nacional de Seguridade Social está realizando nas escolas onde já estão instaladas as salas de recursos, para a divulgação do Benefício de Prestação Continuada na Escola, que é repassado a famílias com baixa renda como benefício aos deficientes e idosos.

Técnicos do INSS visitaram ontem(18/05) a Escola municipal Gustavo Adolfo, no conjunto Sandra Cavalcante, para realizar o trabalho de divulgação deste benefício e no próximo dia 27, educadores e assistentes sociais da rede municipal participarão de um curso de disseminadores externos de informações previdenciárias, para poder orientar com mais qualidade as famílias de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais.

Dentro da Secretaria de Educação, a prioridade da educação inclusiva também acontece por meio do grupo Programas e Projetos, que desde 2010, busca concentrar esforços e ações para priorizar o que se classifica de Escola Cidadã. Este grupo reúne articuladores das áreas de meio ambiente, Orçamento Participativo Mirim, Projeto Paz nas Escolas e a áreade Educação Inclusiva. O principal objetivo é evitar que iniciativas semelhantes sejam desenvolvidas por diversos setores da Secretaria de Educação e da Prefeitura de forma separada, resultando na perda de esforços para se atingir os mesmos objetivos.

GAL

Para conseguir uma melhoria na qualidade da educação inclusiva oferecida a população, a Secretaria de Educação de Campina Grande também está participando do Grupo de Apoio Local – GAL, que reúne instituições públicas e privadas da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Este grupo também tem discutido propostas e iniciativas que ajudem o atendimento as pessoas deficientes do município.
____________________________

Fonte: Pref. Mun. Campina Grande