Capa do guia, ilustração em preto e branco de pessoas conversando na rua

Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de saúde Mental – AMEA está de parabéns pelo lançamento do Guia de Direitos Humanos Loucura Cidadã.

O lançamento aconteceu no dia 26 de abril, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador. O Guia traz informações valiosas sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental e orienta também sobre onde e como buscar o cumprimento desses direitos.

Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de saúde Mental – AMEA

A Amea visa combater a discriminação e os preconceitos para coibir a violência social e institucional, buscando assegurar o direito à vida, à liberdade, à saúde e ao convívio comunitário dos usuários dos serviços de saúde mental.

Fundada em 2007, a organização ainda não possui uma sede. Os associados reúnem-se semanalmente no Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região, em Salvador (BA).

A associação participou – junto a representantes de instituições de ensino e pesquisa, de conselhos de classe e do Movimento da Luta Anti-manicomial (MLA) – dos grupos de trabalho promovidos pela SESAB, cujo objetivo era elaborar o Plano Estadual de Saúde – PES e Plano Plurianual-PPA 2008 – 2011. A presença de representantes do movimento dos usuários e familiares tem sido destacada como um elemento fundamental para o planejamento de políticas públicas positivas e eficazes.

A associação busca estimular a participação no controle social do funcionamento dos serviços de saúde mental do Estado da Bahia e incentivar intervenções propositivas e agregadoras dos segmentos sociais na implantação e implementação das políticas públicas, com maior clareza sobre o papel e contribuições dos respectivos movimentos nos diferentes âmbitos (estaduais, locorregionais e locais).

Responsáveis: Antônio Mário Aleluia, Josueliton de Jesus Santos e Ludmila Cerqueira Correia – ameabahiassociacao@gmail.com

_______________

Fonte: Vida Brasil