Promotora faz palestra sobre educação inclusiva em Montes Claros de Goiás

A educação inclusiva foi o tema da palestra ministrada nesta manhã (26/4) pela promotora de Justiça Ana Paula Machado Franklin, que atua na comarca de Montes Claros de Goiás. O evento ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) daquele município e contou com a presença de educadores e pais de crianças e jovens com deficiência.
A promotora ressaltou aos presentes que a educação inclusiva evita a segregação das crianças com deficiência do convívio com as demais; além disso é a forma mais eficaz de combater atitudes discriminatórias. Assim, lembrou Ana Paula, o Estatuto da Criança e do Adolescente atribui ao Estado o dever de assegurar o atendimento educacional especializado.
Segundo a promotora, apesar do movimento de inclusão ter começado há mais de duas décadas, ainda há resistência de diretores de instituições da rede regular de ensino em aceitar a matrícula de estudantes com alguma deficiência. Entretanto, ela alertou para o fato de que a admissão destes jovens é garantida pela legislação, como prevê a Lei nº 7.853/1989. Além disso, conforme o artigo 208 da Constituição Federal, é necessário que as escolas públicas possuam um sistema de ensino inclusivo capaz de desenvolver as potencialidade do portador de deficiência, contando com professores qualificados e material didático adequado.
__________________________________________
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
Deixe uma resposta