Menino pequeno encostado em tronco de árvore, sorrindo
Menino pequeno encostado em tronco de árvore, sorrindo

De VOCÊ. As primeiras palavras do seu filho deverão vir de você porque você vive com seu filho.

O que ele ouve de você e dos outros serão suas primeiras palavras.

Um problema que eu vejo é que muitas crianças ouvem tanta linguagem de adulto que é muito difícil para elas aprenderem passo a passo como precisam.

E assim vemos crianças que têm palavras para cores, números e outros coisas que aprenderam. O problema é que estas não são as primeiras experiências, ou a primeira comunicação necessária.

Uma forma eficaz de ajudar seu filho a falar é fazer o seguinte:

1. Usar palavras que ele pode tentar reproduzir – são possíveis.

2. Descreva brevemente, suas experiências imediatas – o que está acontecendo no momento. Esqueça “o que você fez na escola?” por agora. Fale sobre o que ele vê, faz e sente no momento.

3. Use palavras que representam o que ele está comunicando sem palavras – traduza suas ações e sons em uma palavra útil.

4. Quando ele diz uma palavra, dê-lhe apenas uma ou duas outras que gostaria de acrescentar para dar significado e comunicar um pouco mais.

5. Brinque com as palavras – faça das palavras um dos seus jogos favoritos e brincadeiras mais freqüentes com o seu filho – brincar e repetir palavras diferentes é um exercício excelente.

6. Tente reduzir o número de perguntas, elas não mostram o que as crianças devem dizer. Pergunte a si mesmo o que você quer que seu filho diga, então diga você mesmo, e ele aprende o que dizer. As perguntas são apenas testes que aumentam as chances de fracasso e levam a frustração.

James D. MacDonald, Ph.D. , CCC
Parceiros da Comunicação
site: www.jamesdmacdonald.org
Tradução – Patricia Almeida