MTV – Piada de péssimo gosto

Em 22 de março a MTV levou ao ar o esquete intitulado “Casa dos Autistas”, como parte do programa Comédia MTV. Nele, atores dentro de uma casa encenavam movimentos esteriotipados característicos deste distúrbio do desenvolvimento. O vídeo também foi postado no YouTube e começou a circular no Facebook e outras mídias sociais.
Indignados, ativistas do movimento autista organizaram uma petição pública contra o quadro, que já ultrapassou 6.700 assinaturas.
Abaixo assinado contra o Programa da MTV “Casa dos Autistas”
Um programa preconceituoso, onde domina o desrespeito contra todos que têm o diagnóstico de Autismo.
Casa dos autistas MTV: http://www.youtube.com/watch?v=-1sFU_b9bt0
Este programa deve ser tirado do ar imediatamente, e ainda formalizar um pedido de desculpas ao público, pelo atos de desrespeito, imoralidade e preconceito explícitos em seu programa mencionado.
Lamentável que tenha sido colocado no ar. Só quem tem crianças com a síndrome do autismo conhece essa luta regada a muitas lágrimas, dificuldades e impedimentos, ainda mais em um país despreparado como o Brasil, que lamentavelmente é cheio de preconceito e irracionalidade humana.
Mas não vamos desistir nunca.
Prezados senhores, acredito podemos fazer mais e melhor sempre, sem ofender ou agredir ninguém.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9211
Rapidamente a MTV retirou a Casa dos Autistas de seu site, mas o vídeo do YouTube permaneceu.
Na segunda, 25-4, a Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi a primeira a se pronunciar na tribuna da Câmara dos Deputados contra o quadro.
Pronunciamento da Deputada Rosinha da Adefal sobre o vídeo que vem circulando pelo youtube, da MTV, intitulado como “Casa dos Autistas”
Como Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderi ao abaixo assinado contra o programa “Casa dos Autistas” e me coloco à disposição do Movimento de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência para facilitar o encaminhamento de qualquer requerimento, representação ou outros encaminhamentos necessários à devida reprimenda desta conduta discriminatória.
Entendo que além da comunicação aos órgãos públicos competentes para as medidas cabíveis,é igualmente importante que seja comunicado o Ministério Público, que além de investigar o caso pode ajuizar ação civil pública com pedido de indenização por danos morais causados à coletividade. Na atualidade, é incabível a veiculação de programas que, com a suposta intenção de divertir, depreciam e ridicularizam a imagem das pessoas com autismo, ou com qualquer outra deficiência.
Comunico, por fim, que o fato foi incluído como ponto de pauta da próxima reunião da Frente Parlamentar, a ser realizada ainda esta semana, e que os deputados e senadores integrantes foram comunicados do ocorrido por email, para que possam se pronunciar, elaborar notas de repúdio e aderir às mais diversas formas de demonstração de reprovação ao fato.
Um bom dia para todos.
Cordialmente.
Rosinha da Adefal
Deputada Federal por Alagoas
E o deputado Paulo Pimenta entrou com representação no Ministério Público.
Pimenta aciona MPF contra programa da MTV Brasil
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou, nesta segunda-feira (25), com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a um quadro do Programa Comédia MTV, chamado “Casa dos Autistas”. Na sketch, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia as pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical.
No documento, o deputado classifica o “Casa dos Autistas” como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. “Essa paródia de péssimo gosto e conteúdo nada tem de humor, pelo contrário, dissemina uma cultura condenável, que é a da tentativa de inferiorização das pessoas pela diferença. Reforça a idéia segregadora de um modelo único de sociedade, em que aqueles que não se enquadram no rótulo de normais devem ser motivo de piadas e discriminação”, afirma o parlamentar.
A representação do deputado Pimenta está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.
Por sua vez, o comediante Marcelo Adnet, apresentador do programa, ao receber uma enxurrada de críticas no Twitter pediu desculpas e disse que foi contra o quadro. Também falou que fará o possível para ajudar a causa e já começou a divulgar informações a pedido de integrantes do movimento autista.
Rogério Marques – Caro Marcelo, Fico muito triste, em ver o qto vc é muito baixo! Vc sabe o q é autismo? Vc tem filho autista? Cara eu tenho!
Vc perdeu uma grande chance de ficar calado! Vc se acha o cara né? Vc é um pobre coitado! Apelou! Sua imagem está bem desgastada no meio da comunidade autista! pobre coitado! Vc poder ter um filho assim!
Marcelo Adnet – sempre fui contra esta cena. Fui voto vencido. Uma pena, tou tão triste quanto vc…
Alba Milena – Me forcei a assistir até o fim, e a cada cena eu ficava mais horrorizada. Um deles imitando um surto foi DEGRADANTE!
Houve estudo de maneirismos? Por parte dos “comediantes”? Tenho um filho autista e fiquei CHOCADA!
O problema é o desserviço prestado, na semana mundial de Conscientização do Autismo!
Marcelo Adnet – desculpe, sempre fui contra esta cena, mas fui voto vencido. Não escrevi esta cena e não sou o diretor do pgm. Uma pena mesmo
Alba Milena – valeu pela resposta, @marceloadnet0. mas o estrago está feito. milhares assistiram e têm mais motivo ainda para tirar sarro de doentes
Marcelo Adnet – Desculpe, concordo com vcs…
Já avisei e tou muito puto por ser culpado por uma cena que ODEIO. Mas vc tem razão e contra isto não há argumento. Até breve
Gostaria de ajudá-los com alguma campanha ou divulgação. Sei q não apaga a tal cena, mas sinta-se à vontade para qualquer ajuda!
Obrigado! Ajudarei, com certeza, a causa! Abraço!
Pra já! Pesquisa sobre Diagnóstico de crianças com Autismo: ajude a divulgar o trab do @rodrigomcs
http://rodrigomcsouza.wordpress.com/2011/03/18/pesquisa-sobre-diagnostico-de-criancas-com-autismo/
Ontem, 26/4, a MTV pediu desculpas em Nota.
É de total responsabilidade da MTV a exibição da esquete ‘Casa dos Autistas’, exibida no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV.Todo o elenco do programa, assim como sua equipe de roteiristas e produção, são contratados da emissora e a ela prestam serviço, inclusive o humorista Marcelo Adnet, que vem sendo apontado por alguns como único responsável pelo conteúdo do programa.A MTV Brasil entende que a esquete ‘Casa dos autistas’ ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido.Já estamos articulando possíveis ações conjuntas com associações ligadas ao autismo para dar ao assunto o devido encaminhamento.A MTV reforça ainda que, independentemente desse episódio, ao longo dos últimos 20 anos a emissora vem defendendo a inserção social de pessoas com deficiência de maneira séria e informativa.
http://mtv.uol.com.br/memo/mtv-brasil-nota-oficial-comedia-mtv-esquete-casa-dos-autistas
Hoje a emissora convocou uma reunião com lideranças do movimento autista e das pessoas com deficiência na MTV em SP para tentar mediar a situação.
______________
Fonte: Inclusive
Mais do que apoiar o movimento e criticar o programa (ou vice-versa) é importante entender o outro, colocar-se como o outro. Comédia boa vai além de fazer chacotas com um grupo que tem características específicas ou invadir a privacidade do outro (vide Renato Aragão, Chico Anísio e Jô Soares dos áureos tempos). Marcelo Adnet e cia, sintam-se provocados a darem o melhor de vocês com a certeza de não fazer com o outro o que não querem que façam com vocês ou com aqules que amam. Pessoas ficaram magoadas porque elas convivem com autistas e sabem a dor e a delícia do conviver e do ser diferente. A casa foi do autista mas poderia ter sido dos negros, religiosos, deficientes físicos, crianças em situação de risco, pessoas gagas… Temos que nos juntar para que não só respeitemos mas AMEMOS as diferenças!! Cada um (você, eu e aqueles que nos circundam)tem a sua mágoa, a sua ferida, os seus pontos fracos e fortes. Ver e apontar os pontos fracos é muito fácil mas ter olhos e desejo de ver o que o outro tem de bom é a beleza!
Marcelo, a questão não é saber se você foi contra ou a favor do quadro porque entendo que você faz parte de um grupo. A minha sugestão é por que não fazer um programa que vai além da retratação de vocês mas um programa que mostre ao público a magia de ser autista ou de conviver com ele. Tem tanos, com tanto potencial, com tantas habilidades… sei que o grupo de vocês só tem a crescer com isso.
Lembre-se que ser divertido é uma opção de vida e que mais do que evitar confrontos ou sofrimentos temos que ter raízes fortes para não tombarmos na ventania! Boa sorte e um desjo real que todos nós aprendamos a conviver com as nossas diferenças e desigualdades!
na minha opinião,tanto a emissora quanto o progama ñ quis se preconceituosos,foi uma tentativa de humor claro q foi sem limites,mais galera o caso tá tendo uma repecusão enorme,é só uma pessoa esta sendo culpada pelo todo estrago. q é o humorista MARCELO ADENT q ñ é diretor do progama é nem é ele q asina roteiro,tanto como todo o elenco do progama é a emissora se comprometeram a ajuda a causa.claro gente é uma doença e nunca eram para ter bricando com isso foi mesmo dezatroso.mais fazer o q todo mundo era q nunca erou atire a primeira preda.amo o progama COMEDIA MTV e todos os progamas da emissora MTV.e ñ tentem fazer manifetação para tenta tira o progama do ar,o COMEDIA MTV é ums dos poucos progamas de humor q ainda presta,o progama é diferente das queles progamas da globo é do sbt de humor.gente assintar o progama quem quiser,se podemos fazer piadinhas sobre gays,brancos,negros por q ñ podemos fazer sobre o autismo tambem.galera do comedia amo o progama é ñ se emtimidem com a midia, é galera por q midia é assim tem q sempre te uma fofoca para poder ir pra frente.galera do COMEDIA MTV amo o progama de vçs é adoro todo o elenco.n se deixem emtimidar por esses panacas da midia,continuem fazendo esse humor hireverente!!!