Estudantes se manifestam por melhorias na educação

De Norte a Sul do Brasil, estudantes de vários segmentos estão protagonizando, desde o dia 21, uma série de manifestações que integram a Jornada Nacional de Lutas dos Estudantes. A iniciativa é da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG) e tem por objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se ter mais investimento na educação do país.
Com o tema “A educação tem que ser 10 – Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil”, uma das principais reivindicações da jornada deste ano é pelo investimento dos 10% do PIB [produto interno bruto] e de 50% do fundo social do Pré-sal para a área da educação. Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”.
Passeatas, protestos, atos públicos e culturais, ocupações de universidades e escolas são algumas das atividades da Jornada, que segue até a próxima sexta-feira (25). “É uma série de atividades por todo o país. São 40 passeatas e 120 ocupações”, informou o diretor da UNE, Daniel Iliesco, explicando que a ocupação significa se manifestar de alguma forma dentro do ambiente escolar.
Daniel disse ainda que além do cronograma previsto para a Jornada Nacional, cada estado fortalecerá as ações acrescentando as demandas regionais. Segundo Daniel, as atividades estão acontecendo dentro das expectativas e “até acima do esperado”.
Em São Paulo, por exemplo, os estudantes realizaram uma passeata hoje (23) contra o aumento abusivo nas tarifas do transporte público, e caminharam até a Assembléia Legislativa do estado onde tramita a Proposta Emenda Constitucional (PEC) do Pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com Daniel, os manifestantes foram bem recebidos pelos parlamentares paulistas.
No Rio Grande do Sul, os estudantes pedem que o governador Tarso Genro (PT) dê atenção especial à educação no estado e mantenha um diálogo permanente com os movimentos sociais. Os universitários gaúchos também protestam contra os cortes no orçamento da educação feitos pelo Governo Federal. Na quinta-feira (24), haverá uma mobilização na cidade de Novo Hamburgo na qual os estudantes reivindicarão melhorias no transporte público.
No Piauí, as entidades estudantis realizarão um grande ato amanhã (23) e, assim como os gaúchos, também reivindicarão melhorias no transporte público, a reestruturação das escolas públicas e a contratação de mais professores.
No Rio de Janeiro, os estudantes se manifestarão na Câmara Municipal amanhã (23) para pedir a aprovação do projeto de lei que garante a meia passagem no transporte público aos alunos do ProUni e para os que são beneficiados por programas de cotas e reserva de vagas.
Um dos momentos mais esperados da Jornada Nacional de Lutas estudantis acontecerá na quinta-feira (24) com a grande marcha que reunirá cerca de 10 mil estudantes em Brasília, Distrito Federal, para entregar a pauta de reivindicações para a presidenta Dilma Rousseff. “Tem uma chance muito grande de a Dilma nos receber”, disse Daniel, que informou já estar confirmado um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Na audiência com a nova presidenta, os estudantes apresentarão as 59 emendas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e discutirão sobre o veto do ex-presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-sal para a educação, e sobre os recentes cortes no orçamento que podem prejudicar o financiamento das universidades.
Campanha
Durante a Jornada, os estudantes também lançam a campanha “Educação tem que ser 10!”, com o objetivo de criar um ambiente virtual na internet, via twitter e outras redes sociais, para que diversos setores da sociedade possam contribuir com a construção do PNE. A idéia é também desenvolver um blog colaborativo que fique no ar durante os 10 anos de vigência do PNE. (acompanhe: @etqs10)
Acompanhe a Jornada pelo site: http://www.une.org.br/
___________
Fonte: Adital
Deixe uma resposta