Ron McCallum recebendo o prêmio

A primeira-ministra da Austrália concedeu o prêmio Senior Australian of the Year, uma das maiores honrarias nacionais, a Ron McCallum, por sua excepcional contribuição trabalhando com pessoas com deficiência. “Eu estou muito surpreso e enormemente honrado com a concessão deste prêmio. Entretanto, sendo uma pessoa que acabou de chegar aos sessenta, ainda estou me acostumando com o título de sênior”, disse.

O prestigioso prêmio reconhece australianos com mais de sessenta anos que continuam empreendendo conquistas e contribuições.

McCallum foi um dos 12 primeiros membros do comitê de monitoramento das Nações Unidas ligado à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Em 2009, ele foi indicado como o primeiro relator desse comitê e é, atualmente, Presidente do Comitê de experts.

O Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Optativo foram estabelecidos em 3 de maio de 2008, desempenhando o importante papel de auxiliar os Estados partes a implementar a Convenção e reconhecer os direitos da pessoa com deficiência. A proposta principal da Convenção é promover, proteger e assegurar o completo e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência, além de promover o respeito à sua dignidade inerente.

McCallum é a primeira pessoa totalmente cega a ser apontada como Professor em tempo integral em uma universidade australiana. Ele atuou como diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Sydney, de 2002 até 2007, além de dirigiu o ramo de New South Wales da Rádio para Deficientes Visuais, a qual lia revistas e jornais pelas ondas radiofônicas.

Segundo o National Australia Day Council, entidade que concedeu a honoraria a McCallum, “Ron é uma liderança luminosa na comunidade das pessoas com deficiência, trabalhando pela igualdade entre todos os australianos”.

___________

Fonte: UNHR