O mapa do Brasil com figuras humanas em seu interior

O Laboratório de Estudos sobre o Preconceito – LaEP –  foi concebido pelos professores doutores Lígia Assumpção do Amaral e José Leon Crochík, do departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no ano de 1997, tendo recebido parecer favorável da Congregação do IPUSP em primeiro de junho de 1998.

Um dos objetivos deste Laboratório é abarcar estudos, pesquisas e produção científica sobre o “Preconceito” de modo a apoiar profissionais, professores, pesquisadores e estudantes com interesses sobre o tema.

Em julho de 2002 faleceu, de forma repentina, a Profª Lígia Assumpção Amaral, o que representou uma perda irreparável para o Instituto e para o LaEP. A pesquisa que ela vinha desenvolvendo naquele momento Em busca de uma política da USP referida à deficiência (anexo 01) contribuiu significativamente para a implantação e desenvolvimento do Programa USP Legal, que visa à implementação de políticas e ações voltadas à inclusão de pessoas deficientes na universidade.

O Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) tem realizado pesquisas com base na Teoria Crítica da Sociedade, em especial nas obras de Theodor W. Adorno. Tendo o preconceito como campo inicial de estudos, conta com graduandos, mestrandos, técnicos e docentes do Instituto de Psicologia além de pesquisadores externos desenvolvendo investigações com o foco na escola, convergindo mais recentemente para questões ligadas à educação inclusiva. No ano de 2010, o Laboratório passou também a trabalhar com a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo sido convidado a coordenar a implementação do PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil) no município de São Paulo.

Visite o Laboratório neste link e conheça sua produção, publicações, etc.